Morador de Nova Europa (SP) precisa de ajuda para cuidar de cães e gatos abandonados

Morador de Nova Europa (SP) precisa de ajuda para cuidar de cães e gatos abandonados
Morador de Nova Europa está com dificuldade de manter animais resgatados na rua. — Foto: Reprodução EPTV

Um morador de Nova Europa (SP) precisa de ajuda para cuidar dos mais de 80 cães e gatos que ele resgatou pela cidade. Sérgio Oswaldo Borato está desempregado e com dificuldades para manter os animais e pagar as próprias contas.

Vídeo: Homem que cuida de animais em Nova Europa precisa de doações.

Há cinco anos Borato é militante da causa animal. Primeiro cuidava apenas dos bichos que estavam na rua, dando ração e água. Depois de um tempo, a população passou a abandonar os bichos na casa dele.

“Teve umas pessoas que vieram durante o dia, mas a maioria abandonava à noite. Jogavam pelo muro”, contou.

Como estava com muitos animais, Borato decidiu alugar uma casa com quintal grande para conseguir abrigar todos os bichos. Na época, ele trabalhava como entregador em um mercado, mas ficou desempregado, e desde abril, o aluguel de R$ 400 mensais está atrasado.

“Eu paguei até abril, se eu não arrumar um serviço logo para voltar a pagar, corro o risco de ser despejado”, desabafou.

Há dívidas com a casa de ração e com o veterinário da cidade também. Vendo a situação do cuidador, o veterinário perdoou os débitos.

“Preciso de uma ajuda assim, com ração, para eu não deixar eles [animais] passarem fome”, pediu.

Legislação 

Morador de Nova Europa cuida de mais de 80 animais e está passando por dificuldades. — Foto: Reprodução EPTV

Por lei, quem deveria cuidar dos animais abandonados é o município. O trabalho que Borato desenvolve é totalmente voluntário.

“A prefeitura nunca me ajudou. Já fui lá pedir ajuda, mas não me ajudaram, nem com ração, nem com veterinário”, disse.

De acordo com a advogada Carol Mattos Galvão, o poder público tem a obrigação de desenvolver políticas públicas para o cuidado dos animais. “Isso inclui controle populacional, acolhimento, conscientização e demais cuidados que forem necessários”, explicou.

Prefeitura
 
Em nota a Prefeitura de Nova Europa disse que intenciona a construção de um canil e um gatil em 2021.

Acrescentou que, nesta sexta-feira (11), o prefeito municipal está participando de uma reunião com dois deputados em São Paulo para tratar sobre o assunto.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.