Morador de Salinas (MG) denuncia maus-tratos e morte de animais no Curral Municipal

Morador de Salinas (MG) denuncia maus-tratos e morte de animais no Curral Municipal

Um vídeo tem chamado à atenção da população de Salinas e região. Um morador filmou cavalos morrendo de fome e sede no Curral Municipal, onde ficam após serem recolhidos das ruas da cidade.

“Eles prendem os animais e, se o dono não buscar, o animal morre de fome e sede. Eles já mataram mais de dez cavalos. Eu filmei cavalos comendo as próprias fezes”, relata o morador, Clayton Durães.

Clayton é criador de cavalos e este foi um dos motivos para denunciar o fato e buscar ajuda para os animais.

“É revoltante ver pessoas que são pagas para resolver um problema maltratando inocentes. O certo seria punir severamente os donos dos animais, mas eles estão fazendo o contrário. Eu crio três cavalos com maior amor e carinho do mundo, às vezes deixo de comprar coisas para mim, para não deixar faltar nada aos meus animais”, desabafa o morador.

A versão da Prefeitura

O Portal Webterra buscou uma resposta sobre a situação junto à Prefeitura de Salinas.

Em nota, eles informaram que os cavalos filmados já chegaram ao curral doentes.

“A denúncia que circula no Facebook em desfavor de animais apreendidos nas vias públicas do Município de Salinas e encaminhados ao Curral Municipal para sofrerem maus tratos não corresponde com verdade dos fatos. Eles são mantidos com alimentação e possuem acompanhamento veterinário por meio de profissional qualificado. A administração não pactua com maus-tratos praticados por seus servidores aos animais apreendidos. Sendo assim, essa denúncia de cunho político, não procede e não é verdadeira.

Segundo a Prefeitura, em 19 de dezembro, uma égua, foi apreendido em via pública após denúncia anônima ao setor de Vigilância Sanitária do Município de Salinas. Porém, o animal, no momento da apreensão, não apresentou sintomatologia que pudesse levar a nenhum diagnóstico patológico, mas, no dia 24, cinco dias depois, prostrou-se ao solo e, em seguida, evoluiu a óbito. Na medicina veterinária, casos assim são classificados como morte súbita, ela pode ser proveniente de vários fatores de emergência na saúde do animal. Ressalta-se também que diversos animais ao serem apreendidos apresentam sintomas de carências minerais, que são reflexo de maus tratos de seus donos: roer madeiras e lamber o chão são características de desnutrição.

Para melhor resolução desse fato que ocorreu, já foram realizadas diversas reuniões na comunidade salinense no intuito de conscientizar os proprietários de animais para proceder melhor manejo e cuidados dos seus animais, mantendo-os sob suas guardas e responsabilidade. Entretanto, esse apelo constante para melhorar esse serviço tem sido em vão. O que se verifica diariamente é pastoreio de animais pelas vias públicas da cidade e nas rodovias da região.”

Proteção aos animais

Paulo Roberto de Oliveira é protetor de animais e presidente do Instituto vida animal – IVA afirma que é necessário uma intervenção do Poder Público.

“Ao denunciar na Polícia Florestal, um veterinário acompanha para constar os maus tratos. Se constatado, quem trabalha no Curral pode ser preso, porque é crime previsto em lei. Isso mostra a importância de denunciar esses casos. A cultura aqui em Montes Claros e Norte é bem atrasada, eles não têm amor pelos animais. O amor dispensado pelos animais aos seres humanos é retribuído com ingratidão”, ressalta Paulo.

O protetor de animais discute, ainda, que a questão de maus tratos não é exclusiva de Salinas e que em Montes Claros, a situação também é muito precária.

“Cabe à prefeitura tomar uma providência. O cavalo trabalha o dia todo e no final do dia tem as patas dianteiras amarradas e é colado para comer asfalto, porque não tem o que comer. As pessoas olham apenas para o lado da política e não para a realidade”, reclama Paulo.

Confira os vídeos

As imagens mostram o cavalo agonizando antes de morrer. Outros comendo as próprias fezes.

https://youtu.be/dZUpIyXky3w

Em outras imagens, o Clayton, que filmou, dá água e serragem aos animais.

https://youtu.be/lEf8WAT-h5w

Fonte: Webterra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *