Morador denuncia abandono de cadela que não consegue mexer as pernas: ‘Uivando de dor e fome’

Um morador de Palmas enviou imagens de uma cachorra debilitada no quintal de uma casa. O tutor teria se mudado e abandonado a cadela, que não consegue mexer as patas traseiras.
VÍDEO: Saiba como identificar quem abandona animais para que ele possa ser punido
O flagrante foi gravado em uma chácara na zona rural de Palmas, TO. O vídeo mostra o animal com bastante dificuldade para se locomover, se arrastando pelo chão em um quintal cheio de entulhos.
Maus-tratos a animais domésticos como cães e gatos é crime com pena de dois a cinco anos de prisão.
“A questão é que o bichinho está sofrendo. Eu coloquei água e quase se acaba de beber água. Nem água o pessoal coloca para o cachorro aqui. Já tentei denunciar e o pessoal não dá importância nenhuma. O bichinho está sofrendo muito, fica a noite toda latindo e uivando de tanta dor e fome”, disse o morador que pediu para não ser identificado.
A Prefeitura de Palmas disse que vai enviar uma equipe para verificar a situação e tomar as medidas cabíveis (veja nota completa abaixo). A Polícia Militar foi procurada, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Durante entrevista à TV Anhanguera, o inspetor Carlos Lima, representante da Guarda Metropolitana de Palmas, disse que o responsável pelos maus-tratos pode ser levado para a delegacia. O animal pode ser recolhido e encaminhado para doação por meio de ONGs que trabalham na proteção.
Segundo ele, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) só atua em casos de animais doentes.
“Eles atuam em casos de doenças, em caso de o animal estar com uma moléstia eles fazem o recolhimento. Agora o que o UVCZ vem fazendo que pode combate parte dessa questão de maus-tratos e principalmente de abandono de animais domésticos é a castração gratuita pelo município”, disse.
O que diz a Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas informa que a população pode fazer denúncias, quando notar que animais estão sendo vítimas de maus-tratos, por meio dos números 153 e 190, para acionar a fiscalização Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) ou a guarnição da Polícia Militar Ambiental. O cidadão pode acionar também o Naturatins, por meio do número 08000631155. Após recolhido o animal, é lavrado o auto de infração e o valor da multa depende do tipo de crime cometido.
No entanto, uma equipe será enviada para verificar a situação e tomar as medidas cabíveis.
Fonte: G1