Morador flagra búfalo sendo transportado em caminhonete em Itapetininga, SP

Morador flagra búfalo sendo transportado em caminhonete em Itapetininga, SP
Animal ficou com cabeça amarrada em caçamba de caminhonete (Fotos: Arquivo Pessoal)

Um morador de Itapetininga (SP) flagrou um búfalo sendo transportado escondido na caçamba de uma caminhonete, na manhã desta segunda-feira (30), pela avenida Doutor Waldomiro de Carvalho, na Vila Hungria.

Pelas fotos tiradas pelo morador é possível ver a cabeça do animal amarrada por uma corda e vários sacos ao redor do gado. “Eu tinha ido ao mercado e estava voltando para casa, quando vi a caminhonete com o animal. Achei uma cena absurda e atípica. Tirei foto justamente pelo fato de me chamar a atenção alguém transportar o animal daquele jeito. Dava pra perceber que colocaram os sacos para disfarçar e segurar o animal”, afirma o morador que prefere não se identificar.

Ainda de acordo com ele, as fotos foram encaminhadas para a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) de Itapetininga, que deverá abrir um boletim de ocorrência contra maus-tratos. “Mandei para os responsáveis da ONG para que se possa fazer algo. Uma judiação fazer isso com o animal”, ressalta o morador.

Segundo o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir animais ou pessoas nas caçambas dos veículos, salvo casos autorizados, cabe infração grave, com multa de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Conforme a Polícia Militar, o motorista do veículo só poderia ser multado caso fosse flagrado por um policial durante a infração. Fotos e vídeos não podem ser usados como prova do ato. Nesse caso, a atitude do motorista pode ser investigada apenas pela Polícia Civil como crime de maus-tratos contra animais se o morador que flagrou ou a ONG de Itapetininga registrar boletim de ocorrência, ressalta a PM.

Motorista foi flagrado transportando gado em Itapetininga

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.