Moradora denuncia que 12 cães foram abandonados depois que tutores se mudaram de casa, em Itumbiara, GO

Moradora denuncia que 12 cães foram abandonados depois que tutores se mudaram de casa, em Itumbiara, GO
Animais são abandonados na rua depois que donos se mudaram, em Itumbiara, Goiás — Foto: Neuza de Almeida/Arquivo pessoal

A dona de casa Neuza de Almeida, de 60 anos, relata que 12 cachorros foram abandonados pelos tutores, em Itumbiara, no sul de Goiás. Segundo a moradora, os animais foram deixados na rua depois que os proprietários se mudaram de casa.

Comovida com a situação, Neuza construiu uma caixa de madeira e colocou alguns cobertores para os cães. Ela também alimenta os animais todos os dias com restos de carne doados por um açougue.

“É muito ruim ver os cachorrinhos abandonados assim. Não sei como a pessoa tem coragem de fazer isso. Deixar sem comida, jogado. Eu não consigo ver e não fazer nada. Por isso, estou cuidando deles como eu posso”, disse.
 

Apesar dos cuidados que a dona de casa dedicou aos cachorros, três deles faleceram por motivos ainda desconhecidos. Segundo Neuza, é comum que os animais se machuquem, pois ficam soltos pelas ruas.

“Esses dias um dos cachorros também foi atropelado por uma moto”, contou.
 

À TV Anhanguera, a prefeitura de Itumbiara informou, em nota, que vai até o local verificar a situação e tentar encaminhar os animais para um lar provisório. Disse também que a unidade de Vigilância de Zoonoses só recolhe animais doentes, que ofereçam risco de transmissão a humanos.

Casos como este, de abandono de animais, podem configurar crime ambiental, cuja pena, em caso de condenação, varia de três meses a um ano de prisão.

Por Millena Barbosa

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.