Moradora resgata e filma filhotes de gatos jogados em córrego em Oliveira, MG

Moradora resgata e filma filhotes de gatos jogados em córrego em Oliveira, MG

Felinos estavam dentro de sacola na água em bairro de Oliveira. Dois morreram; maus-tratos de animais têm sido frequentes na cidade.

Por Bárbara Almeida

Quatro filhotes de gatos foram resgatados com vida dentro de uma sacola plástica que foi jogada em um córrego na Avenida São Cristóvão, em Oliveira. Uma moradora que passava pelo local viu quando uma mulher jogou os animais na água e pediu ajuda para salvar os bichos. Ela filmou os animais após serem socorridos, mas dois não resistiram e morreram.

Recentemente, outro caso de maus-tratos chamou atenção dos moradores da cidade depois que um cachorro foi encontrado morto, pendurado em um muro e com um fio amarrado no pescoço. O Polícia Militar está em busca de suspeitos.

A cozinheira Marina Melo, de 45 anos, conta que seguia para o trabalho nesta quarta-feira (5) quando viu uma pessoa arremessando a sacola. “Achei que fosse lixo e achei um absurdo, mas quando cheguei perto ouvi eles miando. Entrei em desespero e comecei a chorar e tentei tirar com um pedaço de pau. Então um conhecido que passava pela avenida me viu, parou, entrou no córrego e resgatou os gatinhos” comentou.

Após tirar os animais da água a cozinheira conta que se preocupou em aquecê-los. Depois, a estudante Bárbara Pizolato Reis, 16 anos, passou pelo local, viu os gatos e os levou para casa. “Eles estavam bem fraquinhos. Eu e minha família conseguimos uma gata com filhotes para adotar eles. Foi tudo muito rápido, mas dois não resistiram e morreram”, comentou.

MG Oliveira gatos resgatados1

Na última sexta-feira (31) um cachorro foi encontrado enforcado no Bairro São Bernardo na cidade. A Polícia Militar (PM), procura por suspeitos de matar o animal. De acordo com a presidente da Organização Não Governamental (ONG), Focinho Carente, Marília Campos, só na última semana, quatro gatos e dois cachorros foram envenenados na cidade.

“Poucas pessoas denunciam casos de maus-tratos a animais, o que dificulta a localizar os suspeitos do crime. Infelizmente sempre atendemos animais com suspeitas de envenenamento na ONG. Maltratar animal é crime, e precisamos repreender isso”, declarou Marília.

Internautas revoltados

O caso causou revolta dos moradores de Oliveira nas redes sociais, principalmente depois que o vídeo dos gatos, ainda na sacola, foi publicado nas redes sociais. “Sem coração, cada dia que passa está ficando pior”, lamentou uma internauta.

Leis 

A legislação pune com detenção de três meses a um ano quem comete maus-tratos, fere, ou mutila qualquer tipo de animal. A pena é aumentada de um sexto a um terço se a violência provocar a morte do bicho. Não há hoje tipo penal específico para agressão a cachorro e gato. Os gatos sobreviventes foram doados e passa bem.

MG Oliveira gatos resgatados2

Assista ao vídeo clicando aqui.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.