Moradores criam abrigo para cachorros que se perderam dos donos durante tragédia em São Sebastião

Uma quadra está servindo como abrigo de cachorros que perderem seus tutores ou cujos tutores perderam as casas na Vila do Sahy, em São Sebastião, uma das cidades mais atingidas pela tragédia no Litoral Norte de São Paulo. Em um final de semana choveu o equivalente a 683 milímetros na região, a maior chuva já registrada no Brasil.
VÍDEO: Moradores criam abrigo para cachorros em quadra na Vila Sahy
Segundo a voluntária Claudia Stela Benedito, da Associação dos Moradores da Vila Sahy, há pelo menos 20 cachorros por lá e a expectativa é que recebam mais nos próximos dias.
“Não param de chegar animais”, conta a mulher. Ela diz, ainda, que três cadelas fêmeas estão mancando ou já tiveram constatadas luxações e precisam fazer exames de raio-x para definir a gravidade das lesões.
VÍDEO: Voluntários entregam doações e ajudam famílias na Vila Sahy, em São Sebastião
“Vieram dois veterinários hoje [quarta-feira, dia 22] para fazer uma triagem. Os que estavam mais machucados, com feridas, foram levados para atendimento em Boiçucanga”, contou Cláudia.
O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (23) que mais de 110 animais já foram resgatados e receberam auxílio veterinário nas regiões de Boiçucanga e Barra do Sahy, impactadas pela tragédia. Dentre eles, gatos, cachorros, gansos, patos, sapos e uma porca.
Oito profissionais do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) estão nas buscas pelos animais domésticos que estão perdidos de seus donos e vagam pelas ruas de São Sebastião.
“Muitas pessoas só conseguiram fugir com a roupa do corpo. Estamos em campo buscando os animais que ficaram em áreas de risco, muitas já sem energia elétrica. Alguns tutores estão indo conosco para nos mostrar onde os animais ficaram. Alguns estão desde domingo sem ração e sem água”, diz a médica veterinária e bombeira civil, Carla Sássi.
Os animais recuperados pelo Grad são levados para o Instituto Verde Escola, na Barra do Sahy, além de escolas de Topolândia e Boiçucanga.
O Fundo Social de São Paulo recebe doações para os moradores atingidos e também para os pets. Segundo o governo paulista, interessados em doar ração e sachê para cães e gatos, vermífugos, antipulgas e tapetes higiênicos podem levar as doações para o depósito do Fundo, localizado na avenida Marechal Mario Guedes, 301, no Jaguaré, Zona Oeste da cidade de São Paulo.
Para apoiar nos cuidados aos animais que sofreram com a tragédia das chuvas no Litoral Norte, a rede de pet shop Petz está disponibilizando pontos de doações em sua loja em Caraguatatuba. Além disso, fez uma doação de R$ 50 mil para a ONG GRAD, que está resgatando muitos desses animais.
Por Thaís Matos
Fonte: G1