Moradores de Edealina (GO) denunciam ‘envenenamento em série’ de cães

Moradores de Edealina (GO) denunciam ‘envenenamento em série’ de cães
Foto: Arquivo Mais Goiás

O agricultor e estudante de medicina veterinária Halluchan Fernandes, morador do município goiano de Edealina, ainda não consegue conter a emoção e indignação ao falar da morte de Cristal, uma cadela de 1 ano e meio da raça Border Collie, que morreu há cerca de 15 dias após ficar uma semana de internação. A causa: envenenamento. Além de Cristal, houve outros casos de cães mortos da mesma forma, o que preocupa a vizinhança.

Ao Mais Goiás, Halluchan conta que Cristal, que era acostumada a ficar deitada no portão da residência, demonstrou sinais de confusão e passou mal depois de ingerir uma substância jogada em seu quintal. O rapaz decidiu levar a cadela a uma clínica veterinária de Pontalina, município próximo. Cristal ficou uma semana internada e sofreu uma parada cardíaca que a matou.

O exame feito em Cristal detectou a presença de uma toxina, o que teria levado a cadelinha a óbito. Halluchan relata que já denunciou o caso à polícia. O estudante não esconde a revolta diante do crime. “Quero que descubram quem foi essa pessoa. Vê se tem condições, uma pessoa envenenar uma cachorra”, desabafou.

Moradora que salvou pit bull denuncia ‘envenenamento em série’

A locutora Mayanny Oliveira, também residente de Edealina, diz acreditar que há um caso de envenenamento em série de cães na região. Mayanny conta que tem acompanhado diversos casos de animais que morreram supostamente envenenados e até casos em que animais foram enforcados.

Na última semana, a moça soube do caso de uma pit bull que estava agonizando ao ser envenenada, em Edealina. Tomada pela revolta, pediu a ajuda de amigos e foi até a casa da proprietária da cadela. Como a mulher não tinha condições de arcar com as despesas, Mayanny tratou ela mesma de levar o animal à mesma clínica veterinária onde Halluchan havia levado Cristal.

No relatório médico da clínica sobre a pit bull, a conclusão: envenenamento. De acordo com Mayanny, a cadela ainda está internada.

Cadela agoniza sob efeito de veneno. – Foto: Arquivo pessoal

Após o caso da pit bull, Mayanny passou a cobrar soluções para o problema de envenenamento de cães nas redes sociais e pessoas alegando também terem perdido seus bichinhos a procuraram. Em um caso, a locutora relata que uma amiga encontrou, na esquina de sua casa, em Edealina, um cachorro que teria sido enforcado até a morte. o animal ainda tinha a corda amarrada ao pescoço. Outros dois moradores da região entraram em contato com Mayanny, denunciando envenenamento de seus cães.

Em um vídeo, um morador de Edealina gravou o momento em que um cachorro agoniza sob efeito do veneno. Veja abaixo:

 
Mayanny conta que registrou uma denúncia junto ao escrivão da Polícia Civil do município de Edealina. A corporação está investigando o caso.

Por Ton Paulo

Fonte: Mais Goiás

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.