Moradores denunciam extermínio de gatos em um bairro de Contagem, MG

Moradores denunciam extermínio de gatos em um bairro de Contagem, MG
Gatos vivem há dois anos em terreno abandonado — Foto: Videopress produtora

Os gatos que moram na rua Tenente Paulo Afonso, no bairro Arvoredo, em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte estão sendo maltratados e mortos. A denúncia é dos próprios moradores da rua, que relatam terem encontrado diversos bichos mortos em lixeiras e até nas calçadas do bairro.

“Não sabemos quem fez e como fez isso (matou os animais), mas não é raro vermos os bichinhos mortos, dentro das lixeiras ou até no passeio. É um absurdo, mas a gente precisa de ajuda do poder público para controlar a situação”, diz a dona de casa Fabiane Pinheiro, 41 anos.

Há dois anos, os gatos vivem em um lote da rua e são alimentados e assistidos pela população. Entretanto, além da matança, que é crime previsto pela Lei Sansão (número 14.064, de 2020), com pena de dois a cinco anos de reclusão para quem matar ou maltratar cães e gatos, a situação passou a sair de controle com a procriação desenfreada dos animais e com a falta de assistência do poder público.

“A gente tenta fazer o que pode, damos alimento, resgatamos e buscamos pessoas interessadas em adotar, mas não damos conta. Já resgatei pelo menos 25 gatos e ainda tem uns 30 procriando”, relata a denunciante Claudete Alves de Araújo, de 42 anos.

O local onde os gatos residem é uma propriedade particular abandonada. Além dos gatos, a área também abriga algumas galinhas e pombos. Os vizinhos cuidam, limpam o lote, alimentam os bichos, mas, à medida em que vão procriando, começam a circular por outras áreas do bairro. Na visão dos moradores, essa matança da população felina pode ser uma forma ilegal de controlar o aumento dos bichos realizada por pessoas que têm se incomodado com a presença deles no bairro.

O controle de zoonoses da cidade já foi acionado, mas, segundo os moradores da rua, nada foi feito. “Mandamos mensagem, pedimos ajuda e nada é feito. Uma vez disseram que só viriam se os animais estivessem doentes, para realizar a eutanásia, mas a gente não quer isso, queremos controlar a situação, fazer uma castração e evitar que sejam maltratados”, afirma.

Em nota, as secretarias de Saúde e de Meio Ambiente de Contagem disseram que “a equipe de Fiscalização Ambiental fará uma vistoria para avaliação no local. Caso seja constatado maus tratos serão feitos os devidos procedimentos, como notificação e multa aos responsáveis, mobilização pela Zoonoses e Vigilância Sanitária para avaliação e necessidade de castração em massa dos animais”.

As pastas disseram ainda que a Zoonoses “disponibiliza palestras sobre maus-tratos e guarda responsável para a população, que pode contribuir disseminando informações sobre as temáticas e acionar a polícia ambiental sempre que se deparar com situações de maus-tratos”.

Por Raquel Penaforte

Fonte: O Tempo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.