Moradores denunciam morte de animais com veneno em Teresina, PI

Moradores denunciam morte de animais com veneno em Teresina, PI
Um dos animais envenenados

Moradores do Conjunto Novo Horizonte e do bairro Manoel Evangelista denunciaram ao Viagora estarem vivendo em constante estado de alerta após diversos casos de envenenamentos de cães e gatos na zona sudeste de Teresina.

Conforme depoimento de uma das moradoras, a atividade criminosa já se estende por alguns meses no bairro e ocasionou as mortes de dois cachorros residenciais e dois gatos de rua. Agora, a população se encontra aterrorizada e teme pela vida de seus pets.

“Há alguns meses atrás começaram a jogar pedaços de salsicha, calabresa, com os pedaços de comprimidos dentro, nos terraços e nos quintais das casas ali da região. Na intenção envenenar os cachorros, os gatos das ruas e cachorros das residências. Aí chegou a morrer um dálmata de uma vizinha. E agora no domingo foi morto cachorro da minha mãe. Jogaram no quintal da casa dela uma salsicha com um comprimido esfarelado dentro da salsicha e ele chegou a falecer. Também tentaram acertar animais com pedras”, conta a moradora que preferiu não ser identificada.

Salsicha com comprimidos
Salsicha com comprimidos

Ainda segundo relato à reportagem, já houve a denúncia no 8° Batalhão de Polícia Militar do Piauí e registrado um Boletim de Ocorrência nesse último domingo (22) além da instalação de câmeras. Entretanto, os culpados ainda não foram localizados. A comunidade reforça a preocupação também com as crianças do bairro que podem estar consumindo os alimentos jogados.

“As pessoas agora estão tendo que que guardar os seus cães, os seus gatos dentro da residência, dentro de casa porque estão com medo. Fora o risco que também pode levar a chegar a alguma criança que consome um alimento desse, coloca na boca, é um risco bem grande que vem acontecendo na região.”, ressalta a moradora.

Quando denunciar

O Viagora procurou a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Teresina sobre as orientações de como a população pode proceder em casos de maus tratos com animais.

Na capital, as denúncias podem ser feitas através do número 190 da Polícia Militar, 197 da Polícia Civil e na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente localizada na Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, na zona leste. Em casos de:

– Abandono;

– Envenenamento;

– Presos constantemente em correntes ou cordas muitas curtas;

– Ambiente anti-higiênico, incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação;

– Utilização em show que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, mutilação;

– Agressão física e trabalhos forçados;

Formas de denunciar:

– Registre com fotos ou vídeos para produzir as provas e se possível leve testemunhas;

– Vá a delegacia de Proteção ao Meio Ambiente em Teresina ou procure a delegacia especializada da sua cidade para realizar o Boletim de Ocorrência

– A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal n°. 9.605 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

– É possível denunciar também ao órgão público competente de seu município, para o setor que responde aos trabalhos de zoonoses ou meio ambiente. Lembrando que cada município tem legislação diferente, portanto caso esta não contemple o tema maus-tratos pode utilizar a Lei Estadual ou ainda recorrer à Lei Federal.

Por Isadora Cavalcante

Fonte: Vi Agora

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.