Moradores denunciam morte de gatos por envenenamento em São Carlos, SP

Moradores denunciam morte de gatos por envenenamento em São Carlos, SP
Moradores denunciam morte de gatos por envenenamento em São Carlos. Foto: Reprodução

Moradores da região central de São Carlos (SP) estão denunciando a morte de diversos gatos após envenenamento. Situação acontece há cerca de um ano, mas ninguém foi detido até o momento.

Segundo a denunciante, o crime tem acontecido com frequência nos últimos meses, principalmente na Rua Rafael de Abreu Sampaio. Além dos gatos, outros animais também já foram envenenados.

“Nós moradores que temos vínculos com os animais não sabemos a quem recorre, e a situação vem se repetindo porque não encontrados provas concretas para uma denúncia direta, apenas suspeitas devido a alguns comportamentos”, disse.

A intenção da denúncia, de acordo com o relato, é alertar moradores da região e fazer um apelo para que sejam tomadas todas as providências possíveis.

O que fazer em caso de envenenamento

Segundo o veterinário Bruno Tassim, é possível identificar os sinais de emergência em animais que foram envenenados. No entanto, ele alerta para que o dono do animal não tente receitas caseiras porque algumas substâncias podem aumentar os efeitos do veneno.

“Na maioria, os sinais de emergência são falta de ar, diarreia, salivação, vômitos, tremores, fraqueza e até convulsões. Após identificar sintomas de envenenamento, a primeira ação a ser tomada é levar o animal imediatamente para os cuidados veterinários. Quanto antes for o socorro especializado, melhores são as chances de tratamento e de evitar sequelas no animal”, disse.

Tassim alerta que nem sempre é possível manter o animal de estimação totalmente protegido, principalmente se o envenenamento foi causado por ação criminosa. “No entanto, é possível deixá-lo longe dos portões e de lugares onde as pessoas possam jogar venenos”, disse.

Fonte: A Cidade ON

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.