Moradores encontram tamanduá-bandeira em avenida de Rio Preto, SP

Moradores encontram tamanduá-bandeira em avenida de Rio Preto, SP

Moradores de Rio Preto ganharam uma surpresa exótica na manhã desta quarta-feira, 26. Um tamanduá-bandeira apareceu na região das avenidas Murchid Homsi e Potirendaba. Em um primeiro momento o animal foi visto caminhando nas imediações do Hospital Austa e da escola municipal Alberto José Ismael, no Jardim Santa Catarina.

Depois o bicho voltou a aparecer na avenida Potirendaba, onde moradores se reuniram com proprietários do restaurante Porteira do Sul para proteger o tamanduá no estacionamento do estabelecimento até a chegada da Polícia Ambiental. O bicho foi acompanhado também por uma equipe de defensores de animais da cidade.

“Era umas 6h30 quando minha mãe e minha irmã viram ele na rampa do restaurante. Ele ficou aqui dormindo até às 9h, daí ele acordou e queria ir para avenida, estava assustado, mas conseguimos fazer uma barreira e acolher ele aqui. A gente ficou meio surpreso, mas ficamos bem contente porque a polícia veio e conseguiu resgatar”, disse a filha dos proprietários do restaurante, Thaís Paludo Franke.

Segundo a Polícia Ambiental o animal passa bem. “Estamos avaliando a situação dele, aparentemente está tudo bem e depois vamos fazer a soltura dele na vegetação auxiliar do rio Turvo”, complementou o capitão Alessandro Dalek Moreira.

O tamanduá-bandeira é um mamífero nativo da América. A cauda em forma de bandeira é o que dá o nome ao animal. No Brasil, o bicho é conhecido como tamanduá-açú, tamanduá-cavalo, papa-formigas-gigante, urso-formigueiro-gigante, iurumi e jurumim.

Em algumas regiões do País o tamanduá-bandeira já foi extinto. Segundo especialistas, esses animais desempenham uma função ecológica fundamental, uma vez que eles se alimentam de insetos espalhando resíduos e nutrientes importantes como adubo.

Por Francela Pinheiro

Fonte: Diário da Região

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.