Moradores pedem investigação após gatos aparecerem mortos em quadra de Palmas, TO

Moradores pedem investigação após gatos aparecerem mortos em quadra de Palmas, TO
Gatos em rua da quadra. Foto: Reprodução

Gatos foram encontrados mortos nos últimos dias, na Arne 12, antiga quadra 106 Norte, em Palmas. Os moradores acreditam que os animais tenham sido envenenados. Preocupados com a situação, eles pedem investigação policial.

Os casos aconteceram no último fim de semana. Moradores contam que encontraram um pedaço de frango, coberto por uma substância não identificada em uma rua da quadra. A comunidade acredita que pode ser veneno.

VÍDEO: Moradores da Arne 12 pedem que polícia investigue casos de envenenamento de gatos

As mortes causaram indignação em quem vive no local e cuida tão bem dos animais. A servidora pública Elisângela Oliveira conta que dois dos seus gatinhos foram envenenados. Além disso, a outra gata, chamada de Bisteca, foi atropelada na rua e ficou sem parte dos movimentos.

Para evitar mais problemas com os animais, ela decidiu investir R$ 3 mil em uma tela. “Eu não deixo ninguém sair. Ficam todos protegidos aqui dentro da minha casa. Os da rua eu alimento na rua”.

Além dos gatos que vivem dentro das casas, animais de rua recebem cuidados na região. Alguns moradores até construíram uma casinha na árvore para que eles se sentissem acolhidos.

Uma das voluntárias é a neuropsicopedagoga Monique Wermuth. “Começou de sexta para sábado, quando foi detectado um. De sábado para domingo foi outro”, lamentou.

Ela e outros moradores querem que o caso seja investigado pela polícia. “Já foram mais de dez boletins de ocorrência registrados na polícia. A gente espera que agora haja uma investigação séria”, afirmou.

Só no ano passado, foram abertos 80 boletins de ocorrência por maus tratos de animais no estado. O mês de junho foi exatamente o que mais registrou esse tipo de denúncia, nove ao todo.

O advogado Sebastião Donizetti, presidente da Comissão de Direitos dos Animais da OAB, lembra que a pena ficou mais dura para quem comete esse tipo de crime. “O crime de maus-tratos aos animais possui uma pena de prisão prevista de dois a cinco anos, além de multa no caso de cães e gatos. Também há uma multa administrativa prevista no código estadual de proteção aos animais, podendo chegar a R$ 10 mil”, afirmou.

A Polícia Civil foi procurada e afirmou apenas que a situação vai ser devidamente investigada.

Por Lucas Ferreira e Jesana de Jesus, TV Anhanguera e G1 Tocantins

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.