Moradores poderão realizar inscrições para castração gratuita no distrito de Itaipuaçu, em Maricá, RJ

Moradores poderão realizar inscrições para castração gratuita no distrito de Itaipuaçu, em Maricá, RJ

Com o intuito de atender a população de Itaipuaçu, a Coordenadoria Especial de Proteção Animal realiza no próximo dia 13/08, na Associação dos Moradores de Itaocaia Valley, o serviço itinerante de cadastro para a castração de 40 cães e gatos (machos e fêmeas). A ação acontece das 10h às 15h, na Avenida Itaocaia, s/n, Praça 1, próximo ao bar da Simone, e integra o Programa Municipal de Controle Reprodutivo.

Os animais inscritos passarão por uma triagem com avaliação clínica e coleta de sangue dos cães e cadelas para serem examinadas as condições de aptidão da cirurgia. Caso o animal seja considerado habilitado, será marcado o procedimento cirúrgico na clínica particular conveniada com o município.

De acordo com a responsável pela coordenadoria, Milena Costa, a força-tarefa já aconteceu em Cordeirinho, Santa Paula e Praça do Camburi. “A ideia é ir a pontos da cidade onde têm muitos animais e em locais onde a pessoa tem dificuldade de se deslocar até à sede da coordenadoria, no Centro”, relatou.

Os interessados precisam ser maiores de 18 anos e deverão apresentar cópia da identidade; CPF; comprovante de residência; comprovante de rendimentos ou o Número de Inscrição Social (NIS) ou ainda o Cartão Mumbuca, o Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). O projeto é destinado principalmente às pessoas que não têm condições de pagar cirurgias de ovariosalpingohisterectomia ou orquiectomia numa clínica veterinária particular.

Para a realização do procedimento cirúrgico os animais devem ter entre cinco meses e seis anos de idade e os cães e cadelas entre 3 kg e 20 kg. No caso dos cães e gatos, eles necessitam ter os dois testículos dentro da bolsa escrotal. Vale ressaltar que será realizada a cirurgia de castração de um animal por Cadastro de Pessoa Física (CPF) do tutor, a fim de mais famílias serem beneficiadas.

Outra novidade da coordenadoria é que durante todo o mês de agosto estarão abertas as vagas de cadastro para inscrição de cães e gatos para o mesmo programa. A inscrição pode ser realizada de 08h às 17h, na sede da coordenadoria, localizada na Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, 100, Parque Eldorado.

Fonte: Maricá Info

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.