Moradores resgatam filhote de peixe-boi próximo à calçada de avenida, no interior do AM

Moradores resgatam filhote de peixe-boi próximo à calçada de avenida, no interior do AM
Moradores resgatam peixe-boi, no interior do Amazonas. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Barreirinha

Moradores do centro de Barreirinha, município distante 331 km de Manaus, resgataram um filhote de peixe-boi. O animal foi encontrado perto da calçada, nas proximidades da antiga Avenida Espanha, às margens do Paraná do Ramos, na terça-feira (29).

Com a ajuda do Grupo de Estudos de Animais Selvagens do Amazonas (Geas), os moradores da região fizeram a remoção do animal para um tanque provisório até que a equipe do Meio Ambiente chegasse.

A equipe da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente (Semctram) foi chamada até o local e agora atua nos cuidados com a saúde e nutrição do animal, que em breve vai ser entregue ao Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, onde deve receber os cuidados necessários até que atinja o tamanho ideal para ser devolvido ao habitat natural.

Animal foi resgatado pelos moradores em uma calçada. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Barreirinha
Animal foi resgatado pelos moradores em uma calçada. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Barreirinha

“O animal está sendo acompanhado pela secretaria, medicado, alimentado e já estamos realizando as tratativas informando o Ibama para encaminha-lo, uma vez que precisa da autorização do órgão para fazer a remoção até Manaus”, informa Marcos Bahia, técnico em Meio Ambiente.

O peixe-boi da Amazônia é um mamífero aquático que no passado teve grande incentivo da caça devido o alto valor da carne, gordura e pele, ação que quase resultou na extinção total da espécie.

Segundo o estudante de medicina veterinária e membro do Geas, Jhonerson Marques, que também participou do resgate ao peixe-boi, a ajuda da população foi fundamental.

“A gente estima que esse filhote estava perdido da mãe e nesses casos pedimos que a população deixe o animal no habitat normalmente. Fizemos todo o monitoramento e como ele estava com sinais de desnutrição, decidimos colocá-lo em um tanque e todos os cuidados estão sendo tomados. o apelo que deixo é para que a população não mate esses animais porque essa prática é crime e leva a extinção dessa espécie”, comentou.

Animal será entregue ao Inpa. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Barreirinha
Animal será entregue ao Inpa. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Barreirinha

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.