Moradores tentam resgatar cães de escombros após casa desabar no PI

Moradores tentam resgatar cães de escombros após casa desabar no PI
Vizinhos procuram cachorros presos em escombros (Fotos: João Cunha/G1)

Sensibilizados com o desabamento de uma casa no Conjunto Pedro Balsi, Zona Sudeste de Teresina, moradores iniciam na manhã desta terça-feira (17) uma força-tarefa para resgatar cinco cachorros presos aos escombros. De acordo com vizinhos, a dona da residência, que trabalha como diarista e não estava no momento do acidente, ainda não sabe do acontecido.

A casa feita de alvenaria e taipa fica na beira de um barranco e, segundo vizinhos, veio abaixo durante forte chuva registrada na madrugada de segunda para terça-feira.

“Era por volta das 23h, quando nós ouvimos um barulho, mas como tinha muito raios não sabíamos que poderia ser a casa desabando”, relatou o pedreiro Mauro Junior.

Com risco de sofrerem descarga elétrica, já que os fios ficaram sob a casa, os dois moradores conseguiram resgatar os quatro filhotes dos escombros. A mãe do animais morreu.

O Corpo de Bombeiros esteve no local pela manhã e fez vistoria à procura de pessoas que pudessem estar presas nos escombros. Ao constatar que a moradora não dormiu na residência, a equipe foi embora. Com o desabamento, televisão, geladeira, fogão e outros eletrodomésticos ficaram destruídos.

“A dona da casa é a Edileusa, ela trabalha como diarista e às vezes dorme no trabalho. Não sei se por intuição, mas a vizinha não dormiu na casa dela. Estamos tentando contato com ela, mas até agora não conseguimos. A Edileusa tem o costume de chegar por volta das 16h e sempre passeia com os cachorros. Graças a Deus não estava aqui na hora do desabamento”, falou o pedreiro Renato Lopes.

Casa desabou durante forte chuva em Teresina

Outros estragos

Várias árvores caíram e derrubaram as fiações em vários pontos da cidade. Em frente ao Palácio de Karnak, sede do governo do estado, no Centro da capital, uma árvore centenaria caiu em cima de uma banca de revista. Devido ao problema e aos fios de eletricidade no chão, o segurança do prédio da Defesa Civil precisou de ajuda dos bombeiros para sair.

Na Avenida João XXIII, uma das faixas ficou interditada após a queda de uma árvore. Já no aeroporto de Teresina, um voo vindo e Guarulhos teve dificuldade para pousar. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) não soube informar se outros voos foram afetados com a chuva.

De acordo com o Climatempo, a previsão do tempo para o Piauí é de acúmulo de ar quente e úmido, com dia entre sol e nuvens, com possibilidade de mais chuvas. A temperatura é de 24 graus, podendo chegar a 35 graus durante a tarde, com rajadas de ventos fortes e raios.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente ainda não informou quantos milímetros de chuva foram registrados na chuva desta madrugada.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.