Morre cágado resgatado pela Guarda após ser atropelado em avenida de Piracicaba, SP

Morreu na tarde desta segunda-feira (6) o cágado resgatado pela Guarda Civil de Piracicaba (SP), no sábado (4), após ser atropelado nas proximidades do Terminal Piracicamirim. Após o resgate, ele tinha sido encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e havia passado por procedimento de reconstituição do casco com resina.
VÍDEO: Guarda Municipal resgata cágado após atropelamento em Piracicaba
O resgate ocorreu após uma equipe da GCM que estava em patrulhamento ser avisada por um morador sobre o atropelamento do animal na Avenida Alberto Vollet Sachs.
O coordenador do CCZ, Matheus Santos, recebeu o animal, que passou por procedimento de reconstituição das partes fissuradas do casco com resina após sofrer diversas fraturas.
Ele apresentou quadro inicial de pneumonia, que já estava sendo tratado. Seu estado de saúde era considerado estável, apesar da gravidade das lesões, mas no início da tarde de hoje teve uma piora.

Em imagens divulgadas pela corporação é possível ver o casco do animal quebrado em várias partes. Segundo Matheus Santos, do Núcleo de Bem Estar Animal e do CCZ, a quebra do casco é uma situação delicada e que inspira cuidados.
“Essas espécies não possuem diafragma igual aos mamíferos, então tudo fica preso por membranas. Quando ocorre algum tipo de atropelamento, o carro passa em cima, tem um estrago na região do casco, é um quadro muito delicado. O animal pode apresentar pneumonia, outras alterações, e infelizmente até o óbito”, afirmou.
Fonte: G1