Morre filhote de baleia encalhado em Bertioga, SP

Morre filhote de baleia encalhado em Bertioga, SP
Foto: Enviado via WhatsApp

Um filhote de baleia encalhado na praia de Boraceia, em Bertioga, morreu enquanto recebia socorro do Instituto Gremar. O animal, inicialmente identificado como golfinho, encalhou na tarde de quinta-feira, 23, e recebeu o primeiro atendimento da Diretoria de Operações Ambientais (DOA) de Bertioga.

Os veterinários do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram acionados pelo Corpo de Bombeiros Marítimo e tentaram socorrer o filhote, mas, segundo informações, ele teve duas paradas respiratórias e faleceu no local.

De acordo com o Gremar, tratava-se de um animal da espécie Kogia breviceps, popularmente conhecida como cachalote- pigmeu, macho, juvenil, com aproximadamente 2,48m de comprimento, que apresentava diversas lesões pelo corpo, prostrado e com sinais de exaustão.

Ao chegar no local, a equipe constatou a gravidade do caso, já que o animal não apresentava condições de flutuabilidade ou nado. Diante do quadro, da inviabilidade da remoção imediata e também devido à maré, a opção foi abrir uma piscina artificial na faixa de areia para dar continuidade ao protocolo de estabilização na praia.

Funcionários do DOA e salva-vidas locais colaboraram com a operação, que contou inclusive com uma retroescavadeira. Apesar de todos os esforços e das medicações administradas, o animal apresentou complicações e veio a óbito poucas horas depois, às 19h45.

A necropsia foi realizada na manhã desta sexta-feira, 24, no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, no Guarujá. O resultado do exame será utilizado em estudos, pesquisas e ações destinadas à preservação da fauna marinha.

Por Marina Aguiar 

Fonte: Costa Norte

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.