Morre loba-guará resgatada por índios em Mangueirinha, PR

Morre loba-guará resgatada por índios em Mangueirinha, PR
Apesar do esforço da equipe que cuidou da loba-guará, ela não resistiu e morreu — Foto: Michelli Arenza/RPC

A loba-guará resgatada por índios da reserva de Mangueirinha, no sudoeste do Paraná, no dia 31 de dezembro de 2018, morreu na tarde desta segunda-feira (14). A espécie está ameaçada de extinção.

O animal tinha passado por uma cirurgia na pata no dia 7, no hospital veterinário do zoológico de Dois Vizinhos, na mesma região, e segundo os veterinários estava se recuperando bem até esta manhã.

No começo da tarde, quando foram até o recinto onde ela estava para trocar o curativo, encontraram a loba já morta. Eles suspeitam de anemia.

Uma patologista de São Paulo fará a necrópsia que deve apontar as causas da morte. A previsão é de que o exame seja feito na próxima segunda (21).

Debilitada

No dia em que foi encontrada, a fêmea estava desidratada e com uma das patas quebrada e infeccionada. De acordo com os índios, ela estava escondida em uma construção na área da reserva.

Na época, o médico veterinário Rafael Rovaris Pinheiro disse que a loba estava convivendo com a fratura havia pelo menos 15 dias.

“Só depois de uma semana, com a limpeza da ferida e da infecção ser curada, é que a gente veio para a cirurgia. Foi complicada, pela ferida estar aberta, da fratura ser exposta e de bastante tempo de evolução e de ser um animal de vida. Mas, ocorreu tudo bem e a gente espera que dentro de 40, 60 dias ele já possa voltar a caminhar normalmente”, comentou na ocasião.

Também chamou a atenção dos especialistas que um lobo-guará tenha sido encontrado na região, já que o habitat natural do animal é a região do cerrado ou em áreas de transição com a caatinga, como nos Campos Gerais.

Fonte: G1

Lobo-guará com pata quebrada é resgatado por índios, em Mangueirinha, PR

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.