Morre onça-pintada Help, do Zoológico de Brasília, DF

Morre onça-pintada Help, do Zoológico de Brasília, DF
Onça Help, do Zoológico de Brasília — Foto: Luiz Henrique Machado/Divulgação

Morreu nesta segunda-feira (2) a onça-pintada Help, uma das habitantes do Zoológico de Brasília. O animal, de 12 anos, não resistiu ao avanço de um câncer na cavidade abdominal, que comprometeu o funcionamento dos órgãos.

No início da tarde desta segunda, a Fundação Zoológico de Brasília já havia divulgado que o estado de saúde do animal era grave. Os mais recentes exames identificaram novos tumores. Além disso, Help tinha histórico de problemas na tireóide.

No ano passado, o animal passou por cirurgia para retirada de diversos tumores agressivos e havia se recuperado bem no pós-operatório. 

Vídeo: Onça-pintada Help passa por exames no Zoológico de Brasília.

Em nota, a fundação afirmou que a onça “contou com todos os cuidados e o melhor tratamento veterinário até o final”, e lamentou sua morte.

“Perder um animal que está sob os nossos cuidados nunca é e nunca será fácil”, diz o comunicado. 

Espécie em risco
 
Ainda de acordo com a Fundação Zoológico de Brasília, estima-se que existam menos de 10 mil onças-pintadas no Brasil. No DF, os números são considerados “preocupantes”.

Aos 12 anos, Help atingiu o limite da expectativa de vida. “Ela encantou os visitantes com a sua personalidade e relacionamento carinhoso com sua mãe, Pet”, cita a nota.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por Isabella Melo e Carolina Cruz

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.