Morte de gatos no Parque da Sementeira, em Aracaju, SE: populares, políticos e entidades se reúnem em protesto

Morte de gatos no Parque da Sementeira, em Aracaju, SE: populares, políticos e entidades se reúnem em protesto

O caso das mortes em série de gatos no Parque da Sementeira, em Aracaju, continua ganhando repercussão pela capital. Neste último domingo, 01, entidades, políticos e populares que lutam pela causa animal se reuniram no local para manifestar revolta com a situação e pedir uma ação mais efetiva do poder público.

Na manhã desta segunda-feira, 02, voluntários do Projeto Manjedoura, responsável pelo tratamento, castração e encaminhamento para a adoção destes animais, encontraram outro gato morto no parque, após outros oito já terem sido ceifados somente no mês passado. A principal suspeita é que os óbitos estejam sendo causados por atropelamento.

Os voluntários chegaram a prestar boletins de ocorrência, mas expressam frustração com a falta de atenção das autoridades para a causa.

“Isso é um problema de cidadania, pois estes são animais comunitários. Temos tentado mediar com o poder público, mas simplesmente não temos voz. Um grande número de protetores estão adoecendo semanalmente porque não conseguem lidar com a frustração. As pessoas só enxergam a própria existência, mas o ser humano precisa pensar na vida em conjunto, e a gente se deparar com um animal naquela situação é inadmissível”, disse Luciana Ribeiro, voluntária do projeto.

A deputada estadual Kitty Lima, conhecida pela luta contra os maus-tratos aos animais, afirmou que tem acompanhado de perto a situação.

“Nesse tempo recente para cá foram muitas mortes, e nunca tem explicação. Agora que existe uma exposição, é que estão tentando ver como resolve, mas isso é muito pouco, vidas foram perdidas e toda vida importa. Atualmente nós temos a lei sanção, não falamos mais de crimes de cesta básica ou que tem a pena pequena, mas crimes com dois a cinco anos de cadeia, e o animal sendo morto, como é o caso, mais ainda a pena é majorada. Queremos que a sociedade seja os nossos olhos, filme e denuncie quem faz esse tipo de crime”, disse a parlamentar.

Fonte: Fan FM

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.