Morte de tartarugas em Barra Velha (SC) pode ter sido causada por redes de pesca irregulares

Morte de tartarugas em Barra Velha (SC) pode ter sido causada por redes de pesca irregulares
Tartarugas foram encontradas na Boca da Bara do rio Itapocu (Foto: undema, divulgação)

A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) de Barra Velha informou, nesta terça-feira (28), que redes de pesca irregulares podem ter ocasionado a morte das cerca de 20 tartarugas encontradas na Boca da Barra do rio Itapocu na última quinta-feira (23).

Conforme o presidente da Fundema, Fernando Tavares, as tartarugas estavam em diferentes estágios de decomposição, e o exame de autópsia só foi possível ser realizado nos animais mortos recentemente.

Embora os laudos ainda não tenham sido divulgados, Fernando afirma que 90% dos casos de mortes nestes animais são decorrentes das redes de pesca.

— A constatação da equipe do projeto de Monitoramento de Praias ao longo do litoral, realizado por meio da Univalle nas regiões onde eles atuam, aponta que a maior parte das mortes são causadas em função dessas irregularidades – reforça Fernando.

Ainda segundo ele, as tartarugas se alimentam de algas, assim como os peixes e, por esse motivo, costumam entrar em boca de barras e rios, regiões essas por onde os pescadores costumam capturar os peixes.

Ao longo do ano a Fundema vai realizar projetos de conscientização e educação ambiental em conjunto com escolas da região para evitar o problema.

— Os filhos de muitos pescadores estudam nessas escolas. Com isso, nós esperamos que as orientações também os alcance – completa.

Além disso, a fundação atua, juntamente à Polícia Militar Ambiental, em intervenções nas regiões para impedir este tipo de ação.

Após a realização da diligência com a PM Ambiental e sendo constatado o crime, o caso será encaminhado para a investigação da Polícia Civil.

Por Patrícia Della Justina

Fonte: NSC Total

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.