Mortes de peixes no TO são provocadas por cinzas de incêndio que deixaram água de rio ácida e corrosiva

Mortes de peixes no TO são provocadas por cinzas de incêndio que deixaram água de rio ácida e corrosiva

A morte de peixes no rio Cana Brava, que fica no município de Talismã, no sul do Tocantins, foi causada pelas cinzas de um incêndio que ocorreu próximo ao rio. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Defesa Civil, por causa das cinzas a água ficou ácida e corrosiva. A vistoria no local foi realizada pelos órgãos neste domingo (27).

VÍDEO: Peixes morrem em rio localizado no município de Talismã

A Semarh informou que o trecho onde foram encontrados os animais, próximo a rodovia TO-296, fica perto de uma área verde que sofreu um incêndio no dia 9 de agosto. Por causa da chuva na última sexta-feira (25), que registrou 97 mm de água, uma grande quantidade de cinzas foi transportada para o rio.

A região concentra grandes e profundos poços, onde a maioria dos peixes estavam refugiados devido o período de estiagem.

Ainda de acordo com os órgãos ambientais, animais aquáticos mortos incluindo peixes e arraias, estão sendo levados pela correnteza, causando mau cheiro no leito do rio e no entorno.

A denúncia foi enviada à Defesa Civil na tarde de sábado (26). Pessoas que passavam pelo local flagraram a situação.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.