Mostra Ecofalante-USP terá cinema com a temática ‘Política, psicanálise, filosofia e direitos dos animais’

Mostra Ecofalante-USP terá cinema com a temática ‘Política, psicanálise, filosofia e direitos dos animais’

O grupo de pesquisa sobre Ética e Direitos do Animais do Diversitas fez uma parceria com a Mostra Ecofalante de Cinema e participaremos na segunda edição da Mostra Ecofalante-USP e a Agenda 2030 – http://ecofalante.org.br/blog/ii-mostra-usp-agenda-2030/ com a temática “POLÍTICA, PSICANÁLISE, FILOSOFIA E DIREITOS DOS ANIMAIS”.Foram selecionados dois filmes premiados em festivais para serem debatidos. Dia 30 de outubro, no CINUSP, será exibido “O quadrado perfeito”, que, partindo do prisma sobre eugenia, lança o olhar para o mundo da criação de cães de raça pura. Para o debate contaremos com as presenças da cientista social Doris Accioly e do psicanalista Arnaldo Dominguez. No dia 01 de novembro, na Casa de Cultura Japonesa (USP), será exibido “A história do porco (em nós)”, filme que apresenta diferentes perspectivas centradas em nossa relação com o porco enquanto animal e como metáfora projetiva de repulsa e desejo em nossa relação com o mundo. Xs debatedores serão o pesquisador Douglas Kawaguchi e a psicanalista Ana Laura Prates.

A programação completa da Mostra pode ser acessada aqui:
http://ecofalante.org.br/evento/usp/programacao

Abaixo, segue a descrição dos filmes e debatedorxs:

O QUADRADO PERFEITO
The Perfect Square
Argentina, 2018, 61’
Pablo Bagedelli

A partir de seus estudos sobre a eugenia, o diretor lança seu olhar para o mundo da criação de cães de raça pura. Entre biografias, sprays para o pelo, escritórios e teorias genéticas, é revelado todo um sistema que sustenta e reproduz as raças caninas. Uma fotógrafa de competição mergulha nas memórias de seu falecido marido para nos mostrar seus melhores pódios; um casal narra seus próprios problemas de fertilidade enquanto nos ensina as proporções corretas da cabeça de um poodle; a comissão de juízes da Federação Cinológica Argentina discute modificações no regulamento da instituição…

Principais Festivais e Prêmios:
Festival de Mar del Plata – Argentina
Trailer: http://ecofalante.org.br/filme/o-quadrado-perfeito
Data: 30/10
Hora: 14hs
Local: Cinusp Paulo Emílio
Debatedores: Doris Accioly e Arnaldo Domínguez de Oliveira

Doris Accioly é cientista Social, professora e pesquisadora do Diversitas – USP. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e Ciências Sociais, com ênfase em Educação e Cultura libertárias.

Arnaldo Domínguez de Oliveira – é psicanalista com formação em medicina pela Universidad Nacional de Córdoba, militante pelos direitos LGBTT e atualmente, um dos coordenadores do curso de Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo – CEP.

A HISTÓRIA DO PORCO (EM NÓS)
The History of the Pig (Within Us)
Bélgica, 2017, 120’
Jan Vromman

Histórias e imagens de porcos estão presentes em todo o mundo. O animal causa repulsa e desejo. A maneira com que o tratamos reflete-se em nossa ação como ‘seres humanos’. Poderia este animal glutão ser uma metáfora da nossa ganância infinita? O narrador nos leva em uma jornada centrada no porco, da pré-história ao presente e ao redor do mundo. Visitamos de laboratórios a museus, de matadouros a fazendas orgânicas. Vemos o que o homem faz com os animais e, em última instância, com o mundo. Poderia haver uma transição para um mundo menos ganancioso e mais respeitoso com os seres humanos, animais e meio ambiente?

Principais Festivais e Prêmios:
Visions du Réel – Suiça
Trailer: http://ecofalante.org.br/filme/a-historia-do-porco-em-nos
Data: 01/11
Hora: 14hs
Local: Casa da Cultura Japonesa (sala multimídia)
Debatedores: Douglas Kawaguchi e Ana Laura Prates.

Douglas Kawaguchi é doutorando e mestre em psicologia pela USP, pesquisador dos maus tratos a animais e das relações entre humanidade e animalidade há mais de 10 anos e ativista dos direitos dos animais desde a década de 1990.

Ana Laura Prates é psicanalista e escritora. Tem doutorado pela USP, pós-doutorado pela UERJ e é pesquisadora da UNICAMP. Coordena a rede de pesquisa de Psicanálise e Infância do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. É mãe do Gabriel e da Luiza.

Fonte: Facebook / Diversitas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.