Motorista é flagrado transportando búfalo na caçamba de caminhonete em Itapetininga, SP

Motorista é flagrado transportando búfalo na caçamba de caminhonete em Itapetininga, SP

As ativistas Ivete Ruiz e Karina Somaggio, após buscarem informações para atuar sobre este caso, alertaram-nos de que o fato era antigo. Checamos e realmente ele ocorreu em 2017. De qualquer forma, a realidade do transporte de animais pouco mudou e casos como esse continuam sendo muito frequentes.

Um morador de Itapetininga (SP) flagrou um búfalo sendo transportado escondido na caçamba de uma caminhonete, na manhã desta segunda-feira (30), pela avenida Doutor Waldomiro de Carvalho, na Vila Hungria.

Pelas fotos tiradas pelo morador é possível ver a cabeça do animal amarrada por uma corda e vários sacos ao redor do gado. “Eu tinha ido ao mercado e estava voltando para casa, quando vi a caminhonete com o animal. Achei uma cena absurda e atípica. Tirei foto justamente pelo fato de me chamar a atenção alguém transportar o animal daquele jeito. Dava para perceber que colocaram os sacos para disfarçar e segurar o animal”, afirma o morador que prefere não se identificar.

Ainda de acordo com ele, as fotos foram encaminhadas para a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) de Itapetininga, que deverá abrir um boletim de ocorrência contra maus-tratos. “Mandei para os responsáveis da ONG para que se possa fazer algo. Uma judiação fazer isso com o animal”, ressalta o morador.

Segundo o artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir animais ou pessoas nas caçambas dos veículos, salvo casos autorizados, cabe infração grave, com multa de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Conforme a Polícia Militar, o motorista do veículo só poderia ser multado caso fosse flagrado por um policial durante a infração. Fotos e vídeos não podem ser usados como prova do ato. Nesse caso, a atitude do motorista pode ser investigada apenas pela Polícia Civil como crime de maus-tratos contra animais se o morador que flagrou ou a ONG de Itapetininga registrar boletim de ocorrência, ressalta a PM.(DoG-1)

Fonte: Jornal A Bigorna

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.