Motorista fica indignada com ‘superlotação’ de animais em camionete

Motorista fica indignada com ‘superlotação’ de animais em camionete
Leitora filmou camionete na saída para Três Lagoas. (Foto: Direto das Ruas)

Na manhã de ontem, moradora da região do Maria Aparecida Pedrossian pegou a rodovia rumo ao Centro de Campo Grande quando se deparou com uma cena “revoltante”, na avaliação dela.

A mulher, que pediu para não ser identificada, saiu do bairro, na saída para Três Lagoas, por volta das 10 horas. Ao passar pelo viaduto que cruza a BR-262, ela encontrou uma camionete Ranger transportando carneiros. “Fiquei indignada com a cena. Era como colocar 50 pessoas dentro de um banheiro minúsculo. Desumano”, protesta.

Ela diz que telefonou para a Polícia Militar Ambiental que amenizou a situação. “Disseram que deveria ser alguém transportando animais de chácaras próximas. Mesmo assim, na minha opinião, é um crime fazer isso com os animais”.

O tenente coronel Ednilson Paulino Queiroz esclarece que a PMA recebe denúncias, mas que em casos como este, em que uma testemunha presencia um possível crime de maus-tratos, qualquer instituição de segurança pode ser acionada para que o flagrante seja feito.

A equipe de polícia ambiental vai até o local indicado e verifica, em princípio, se os animais estão machucados, em espaço limitado ou sem respiração apropriada. Caso se confirmem os fatos, a PMA autua e multa o tutor dos animais.

“A constatação de maus-tratos é complexa e, na maioria das vezes, precisa de um laudo pericial, porque às vezes os animais não estão feridos, mas estão sendo maltratados de outra forma, por exemplo, quando o dono faz o transporte de 60 bois em um local que só cabem 40 animais”, explica Queiroz.

Queiroz pontua que, em cado de Auto de Infração Administrativa da PMA, a multa varia de R$ 500 a R$ 3 mil, por animal.

Por Ângela Kempfer e Danielle Valentim

Fonte: Campo Grande News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.