Motorista responderá por maus-tratos após transportar pássaros silvestres dentro de motor de carro em MG

Motorista responderá por maus-tratos após transportar pássaros silvestres dentro de motor de carro em MG
Divulgação/PRF-MG

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) flagrou nesta segunda-feira (18) um motorista que transportava 11 pássaros silvestres escondidos dentro do carro que conduzia. As aves Corrupião estavam em condições insalubres de transporte, em caixas de leite dentro do capô do veículo. Em depoimento, o motorista disse que pretendia revender os animais em São Paulo. Ele foi abordado na BR-381, na altura de Pouso Alegre, em Minas.

Enquanto fiscalizavam o Chevrolet/Monza, os policiais ouviram ruídos vindos de dentro do compartimento do motor. Após solicitar que o motorista abrisse o capô, era visível pelos agentes as caixas de leite encaixadas ao redor do bloco do motor, com os animais dentro. De acordo com a PRF, as aves resgatadas estavam em estado de saúde debilitado e uma já encontrava-se morta. O motorista terá que responder por abuso e maus-tratos de animais.

Pássaros estavam om saúde debilitada e uma ave não resistiu ao transporte ilegal (Divulgação/PRF-MG)
Pássaros estavam om saúde debilitada e uma ave não resistiu ao transporte ilegal (Divulgação/PRF-MG)

Ao todo, eram 11 pássaros da espécie Corrupião. Um animal já encontrava-se morto e os demais em estado de saúde debilitado, devido às condições insalubres em que estavam sendo transportados. O motorista afirmou aos policiais que adquiriu as aves em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de BH, e que os revenderia na capital de São Paulo.

O motorista recebeu denúncias pelos delitos de praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais e matar, perseguir, caçar, apanhar, vender espécimes da fauna silvestre. O condutor foi liberado mediante assinatura do termo de compromisso para comparecimento em juízo quando intimado. Os pássaros foram entregues na 17ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Pouso Alegre.

Por Giulia Di Napoli

Fonte: BHAZ

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.