Movimento ativista entrega petição para proibir circo com animais em Braga, Portugal

Movimento ativista entrega petição para proibir circo com animais em Braga, Portugal
Foto: João Pedro Quesado / Comum

“Braga para todos” dá nome ao movimento cívico e ativista, nascido em julho deste ano, que tem como objetivo defender a causa animal.

A petição entregue ao presidente da Câmara Municipal de Braga, à presidente da Assembleia Municipal e aos vereadores conta já com mais de 1100 assinaturas. Um conjunto de profissionais de áreas distintas acredita ser possível a subsistência do circo sem que sejam utilizados animais nos espetáculos.

Segundo Elda Costa, uma das impulsionadoras do movimento “Braga para todos”, esta petição foi o resultado de uma reunião aberta e a decisão foi o espelho de uma “unanimidade que era necessária”. A petição tinha o objetivo inicial de “250 assinaturas válidas a serem apresentadas na próxima assembleia municipal, para sensibilizar o executivo a proibir, no próximo ano, o circo com animais em Braga”.

Este movimento coloca em causa os maus tratos a animais, que se expressam, segundo Elda Costa, no simples ato de “treinar, dia após dia, nas viagens e na sua vida dentro de uma jaula”. A acusação dá conta dos compartimentos não preparados para as necessidades básicas dos animais, do treino realizado com recurso a açoites e à proximidade com o fogo. Para além disso fala na proveniência dos animais, que chegam muitas vezes através de redes de tráfico.

Para o grupo de ativistas desistir não é opção. “Não será um não que nos fará desistir, muito pelo contrário, só nos mostra que faz falta ativismo e Braga precisa dele”, afirma Elda Costa.

O grupo que projetou a petição afirma repudiar o egoísmo das pessoas que continuam a “acreditar que os animais de circo são felizes”. “É uma contradição, um animal selvagem a viver numa jaula mínima, sem exercer a sua verdadeira natureza de predador, a viajar constantemente, com treinos pesados, não é a sua realização como ser vivo, mas sim um ato egoísta das pessoas, que vêm os animais como objetos destinados ao prazer”, reforçou Elda Costa.

A ativista denuncia ainda a atitude do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que repudia as touradas, mas continua a “compactuar com o circo com animais”. Segundo os impulsionadores deste movimento esta petição tem como objetivo pôr fim ao negócio do circo com animais, desenvolvendo a consciência humana para esta problemática.

Por Inês Almeida e Salomé Leal

Fonte: ComUM

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *