Movimento “Torres Vedras Contra Touradas” organiza vigília no sábado

Movimento “Torres Vedras Contra Touradas” organiza vigília no sábado
Foto de Arménio Belo, Lusa (Arquivo).

Iniciativa terá lugar em frente à Câmara Municipal de Torres Vedras, em Portugal, pelas 20h. Nesse mesmo dia e hora realiza-se uma tourada na Paúl. Movimento quer chamar a atenção das autoridades e da comunidade para “uma reflexão sobre o tratamento dado aos animais em eventos deste género”.

Na convocatória da vigília, o movimento “Torres Vedras Contra Touradas” frisa que “a tourada agendada para o mesmo dia e hora na Paúl representa uma forma de entretenimento que traz sofrimento e violência injustificada aos animais”.

“Acreditamos que a nossa sociedade pode evoluir em direção a práticas mais éticas e respeitosas, garantindo o bem-estar de todos os seres vivos que compartilham esse espaço connosco”, lê-se na descrição do evento, divulgado nas redes sociais.

O movimento convida todos os cidadãos e cidadãs de Torres Vedras que partilham da preocupação com a defesa dos direitos dos animais a unirem-se a esta causa. “Vamos dar voz a esses seres indefesos, mostrando que há muitos de nós que desejam um futuro mais compassivo e livre de violência contra os animais”, destaca.

Pretende-se que este seja um “evento pacífico e respeitoso, sem qualquer intenção de causar distúrbios ou perturbações”. Os organizadores explicam que querem “apenas chamar a atenção das autoridades e da nossa comunidade para uma reflexão sobre o tratamento dado aos animais em eventos deste género”.

Movimento "Torres Vedras Contra Touradas" organiza vigília no sábado

O movimento “Torres Vedras Contra Touradas” é um dos subscritores de um comunicado lançado recentemente em que se repudia a realização de touradas, que se consideram ser “um espetáculo anacrónico, degradante e desumano, com que a maioria dos portugueses não se revê”.

O documento é ainda subscrito pela APA – Associação para Protecção aos Animais de Torres Vedras, Bloco de Esquerda – Torres Vedras, Runa Viva – Associação para a Defesa, Promoção e Desenvolvimento, Animal Save & Care Portugal, Associação Animais de Rua, Associação ANIMAL, Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA), Partido PAN (Pessoas, Animais, Natureza) e SOS Animal – Portugal.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Bloco Torres Vedras (@betorresvedras)

Fonte: Esquerda / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.