MP abre inquérito para investigar abandono de animais em Angatuba, SP

MP abre inquérito para investigar abandono de animais em Angatuba, SP
Prefeitura de Angatuba (SP) contabiliza cerca de dois mil cães nas ruas — Foto: Reprodução/TV TEM

O Ministério Público abriu um inquérito para investigar a atuação da Prefeitura de Angatuba (SP) em relação aos animais abandonados na cidade.

Segundo o promotor Bruno Gondim Rodrigues, há um grande número de cães e gatos soltos nas ruas que estão sem amparo da prefeitura, como o recolhimento, castração e encaminhamento para adoção.

O MP também questiona o motivo do aumento dos animais e pede esclarecimentos sobre a instalação de um Centro de Controle de Zoonoses e Canil Municipal, além da criação de medidas emergenciais, por parte do município, para resolver o problema.

A TV TEM entrou em contato com a prefeitura, mas não obteve retorno.

Vídeo: Ministério Público abre inquérito para investigar sobre animais abandonados em Angatuba.

Castramóvel sem uso

Em agosto, a TV TEM mostrou sobre o incômodo dos donos de animais de estimação da cidade em relação à falta de uso do castramóvel, que é um consultório que atende moradores que não têm condições financeiras para pagar pelas castrações dos animais de estimação em clínicas particulares.

De acordo com alguns moradores, o castramóvel está parado na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura desde o início de 2019.

“As pessoas deixam de castrar os animais porque é caro, aí vai aumentando o número de animais soltos na cidade”, afirmou Dirce Nunes, que é dona de casa e voluntária da causa animal em Angatuba.

Unidade castramóvel de Angatuba (SP) está parada. — Foto: Reprodução/TV TEM

A Prefeitura de Angatuba estima que o município tenha aproximadamente dois mil cães e gatos de rua, incluindo os que têm donos mas vivem nas ruas.

O serviço de castração gratuita controlaria a reprodução dos animais, mas a burocracia para equipar o trailer entregue à cidade pelo Governo Federal se estende desde janeiro, de acordo com a secretária de Saúde Elia Mariano.

“O trailer chegou aqui limpo, somente com a estrutura. A contrapartida do município seria equipá-lo com insumos para cirurgias, recursos humanos e instalação do trailer. Está tudo em ordem e tudo o que foi comprado foi aberto licitação. Quem trabalha com serviço licitatório sabe que o tramite é prolongado”, explicou.

“Provavelmente na primeira quinzena de setembro serão feitos os cadastros e depois o agendamento com veterinário responsável.”

De acordo com a prefeitura de Angatuba, vão poder se cadastrar para fazer a castração dos animais pessoas consideradas de baixa renda e que façam parte do cadastro único para programas sociais, famílias que recebam até três salários mínimos e cuidadores de animais de vias e praças públicas com cadastro na prefeitura.

Porém, a data para o começo do cadastro ainda não foi divulgada pela prefeitura.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.