MP ajuizou ação para impedir quarta edição de vaquejada em Duque de Caxias, RJ

MP ajuizou ação para impedir quarta edição de vaquejada em Duque de Caxias, RJ
O proprietário do Haras Soares, Josenildo Soares, com as licenças para realizar a vaquejada (Foto: Fábio Guimarães / Agência O Globo)

A quarta edição da Vaquejada Haras Soares, marcada para começar nesta sexta-feira, no bairro Capivari, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, está envolta em uma polêmica. A 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Duque de Caxias ajuizou ação civil pública pedindo o impedimento da realização do evento, que termina domingo.

O Ministério Público argumentou que a vaquejada foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, afirmou que vaquejada não é tradição cultural em Caxias, e que o haras foi notificado a apresentar documentos que provassem que o evento seria cercado de providências para evitar o sofrimento dos animais, mas não o fez.

O proprietário do Haras Soares e organizador do evento, Josenildo Soares, mostrou ao EXTRA licenças concedidas pela Prefeitura de Duque de Caxias, documento que, segundo ele, credencia o haras à Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq).

— Nossa vaquejada será o primeiro evento do Sudeste legalizado pela Abvaq. Vamos ter dois juízes do bem-estar animal legalizados pela Abvaq e uma veterinária responsável — acrescentou Josenildo.

O EXTRA tentou contato por e-mail e telefone com a Abvaq, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. A prefeitura confirmou que o Haras Soares obteve as licenças necessárias para realizar a vaquejada.

Em setembro, o MP instaurou inquérito civil para impedir a vaquejada, citando a lei estadual 2026/92, que proíbe expressamente maus-tratos a animais.

 

Fonte: Extra


Nota do Olhar Animal: A única maneira de impedir maus-tratos em vaquejada é impedindo que ela ocorra. Abusos e maus-tratos são inerentes à pratica, que se baseia na derrubada do animal puxando-o pela cauda. São vergonhosos e dignos de investigação laudos técnicos que não revelem esta realidade.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *