MP apura denúncia envolvendo Centro de Bem-Estar Animal de Canoas, RS

MP apura denúncia envolvendo Centro de Bem-Estar Animal de Canoas, RS
MP apura denúncia envolvendo Bem-Estar Animal (Foto: Reprodução Internet)

O Ministério Público Estadual instaurou inquérito para apurar denúncias de maus-tratos no Centro de Bem-Estar Animal de Canoas. Conforme a promotora substituta, Débora Rezende Cardoso, em setembro foram relatadas irregularidades por voluntários recebidos pelo promotor Felipe Teixeira Neto. “Foi determinada uma vistoria no local, que será realizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, com acompanhamento do Ministério Público”, informa.

Conforme Débora, há indícios de irregularidades, que serão investigados. O ofício será enviado nos próximos dias, segundo Ministério Público e a vistoria será realizada em até 20 dias após o recebimento do documento. A Prefeitura informou em nota que não foi comunicada e que soube da denúncia pelas redes sociais. O texto ainda afirma que as acusações são infundadas.

O que diz a denúncia

Um grupo de voluntários aponta condições precárias no Centro de Bem-Estar Animal. Segundo eles, há falta de limpeza no espaço, de medicamentos e até de recipientes para água e alimentação dos animais. “Se não somos nós a limpar nos finais de semana, só os dois funcionários que fazem a limpeza não dariam conta”, diz uma voluntária que preferiu não ser identificada.

A Prefeitura de Canoas informou, por meio de nota, que tem construído políticas para prevenção e proteção de animais em condições de maus-tratos e abandono. Também ressalta que alimentação, medicamentos e atenção estão garantidos a todos os animais durante sua permanência no local. O Centro de Bem-Estar Animal fica na Avenida Boqueirão, 1.985.

Por Tamires Souza 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.