MP cobra explicações sobre animais abandonados e doentes em município no interior do Acre

MP cobra explicações sobre animais abandonados e doentes em município no interior do Acre

A cidade de Sena Madureira, interior do Acre, é alvo de um procedimento preparatório do Ministério Público do Acre (MP-AC) que investiga o abandono de animais nas ruas do município. O texto da determinação foi publicado no Diário do MP-AC desta quarta-feira (19).

O G1 tentou contato com a Vigilância Sanitária e com o setor de zoonoses da cidade, mas não obteve resposta até esta publicação.

O MP-AC destacou que o objetivo do procedimento é apurar a omissão da cidade em relação ao controle e saúde dos animais.

O órgão informou também que há uma grande quantidade de animais abandonados e doentes nas ruas do município. Segundo a publicação, a circulação desses animais coloca em risco a saúde de outros animais e da população.

A coordenadoria de Vigilância Sanitária tem o prazo de 10 dias, a partir da publicação, para apresentar resultados sobre a situação com tratamento e castração dos animais.

Castração de cães e gatos

Um projeto da Prefeitura de Sena Madureira  quer castrar cães e gatos que vivem nas ruas do município. O objetivo é frear o aumento populacional dos animais.

Os bichos devem ser levados para clínicas aprovadas em licitação onde vão receber tratamento de saúde serem castrados e permanecerem internados por sete dias até a retirada dos pontos.

O veterinário da Secretaria Municipal de Saúde e responsável pela setor de zoonoses, Rodrigo Felici Bortolan, explicou que a Saúde do município vai ficar responsável por recolher os animais e as clínicas vão fazer as castrações.

Depois disso, os cães e gatos vão ser colocados para adoção por meio de um termo. Caso não sejam adotados devem, infelizmente, retornar para as ruas.

Fonte: G1

Projeto quer castrar cerca de 100 cães e gatos que vivem nas ruas em Sena Madureira, no interior do Acre