MP nega representações de ambientalistas contra abate de 40 capivaras em condomínio de Itatiba, SP

MP nega representações de ambientalistas contra abate de 40 capivaras em condomínio de Itatiba, SP
Secretaria Estadual do Meio Ambiente autorizou o abate de 40 capivaras em condomínio de Itatiba — Foto: Reprodução/TV TEM

O Ministério Público negou as representações de ambientalistas que questionam a Secretaria Estadual do Meio Ambiente por autorizar o abate de 40 capivaras em um condomínio de Itatiba (SP).

De acordo com o síndico do condomínio, José Augusto da Silva, 30 animais já foram sacrificados até esta quarta-feira (19).

O abate está sendo realizado por uma empresa especializada neste tipo de serviço através de armadilhas com pedaços de cana-de-açúcar.

Em janeiro do ano passado, uma pessoa morreu no local por febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela, que tem como hospedeira a capivara. Desde então, para evitar que mais pessoas sejam infectadas, foram colocadas placas alertando sobre o risco da doença.

Capivaras são atraídas em armadilha para abate em condomínio de Itatiba — Foto: Divulgação
Capivaras são atraídas em armadilha para abate em condomínio de Itatiba — Foto: Divulgação

Segundo José Augusto, autorizações para eutanásia de animais costumam sair em uma média de dois anos, mas a Secretaria de Meio Ambiente antecipou a determinação para o condomínio por conta da morte registrada.

“Não existe outra opção legal. A área de risco virou área de transmissão, daí foi determinado para a gente que não poderia migrar os animais para outro lugar e não seria permitido fazer a castração. A determinação foi o abate total da população de capivaras”, explica.

O assunto divide opiniões entre especialistas e vizinhos. Por isso, o síndico se reuniu com alguns moradores contrários ao abate nesta manhã para esclarecer alguns pontos da situação e pedir que fossem atrás de outras opções legais.

Como a decisão virou polêmica na cidade, órgãos de proteção animal recorreram ao Ministério Público, que disse ter notificado a Secretaria de Meio Ambiente. Já a pasta garante que não recebeu nenhuma determinação.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Lamentavelmente o assunto parece estar virando uma questão política e não técnica, muito menos ética. E assim vai prevalecendo a incompetência, a ignorância e a truculência contra as vulneráveis capivaras.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.