MP quer jacarés, capivaras e sucuris retirados de lagoa urbana em MS

MP quer jacarés, capivaras e sucuris retirados de lagoa urbana em MS

Problemas na convivência entre e bichos e humanos motivaram pedido. Promotor enviou recomendação à prefeitura de Três Lagoas.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP-MS) fez recomendação à prefeitura de Três Lagoas pedindo a retirada dos animais que vivem na Lagoa Maior, ponto turístico da cidade, a 214 quilômetros de Campo Grande. Segundo o promotor de Urbanismo e Meio Ambiente da cidade, Antônio Carlos Oliveira, o problema é a convivência entre pessoas e bichos no local.

A Secretaria de Meio Ambiente do município informou à TV Morena que estuda uma resposta e que só deve se posicionar na próxima semana.

MS mp retirados lagoa

Um estudo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) revelou que 15 jacarés da espécie papo amarelo, 150 capivaras, quatro cobras sucuris e mais de 120 espécies de aves habitam a lagoa.

Os números apontados pelo estudo da UFMS chamaram a atenção do promotor. O lixo acumulado nas margens da lagoa e a morte e mutilação de animais silvestres foram fatores determinantes para que ele recomendasse a retirada dos bichos.

Polêmica

A medida é polêmica e divide opiniões nas ruas e na Câmara Municipal de Três Lagoas.

Uma audiência pública foi realizada na cidade para discutir o assunto. Uns apoiam a retirada dos animais da lagoa. Outros defendem a permanência deles no local desde que seja criada uma cerca para separá-los dos humanos.

MS mp retirados lagoa2

O pesquisador da UFMS, Sérgio Posso, propõe um plano de manejo da Lagoa Maior para controle de animais e preservação da biodiversidade local. “Temos que pensar na procriação, o convívio é importante, vai acabar o alimento”, destacou.

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) afirmou que fará uma reunião com representantes do MP, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Secretaria de Meio Ambiente de Três Lagoas para discutir os problemas da lagoa.

Animais

Répteis, mamíferos e aves são vistos diariamente na orla da lagoa, que é considerada cartão postal de Três Lagoas. No final de julho, um jacaré virou atração depois de ser fotografado atravessando a pista de caminhada no espaço.

Três semanas depois, gansos também foram flagrados em ‘fila indiana’ na mesma pista.

MS mp retirados lagoa3

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.