MP se manifesta a favor de transferência dos chimpanzés do zoo de Sorocaba, SP

MP se manifesta a favor de transferência dos chimpanzés do zoo de Sorocaba, SP
Chimpanzés chegaram a Sorocaba no início de novembro. — Foto: Ariane Flores/TV TEM

O Ministério Público do Estado de São Paulo se manifestou a favor da transferência dos chimpanzés que estão no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” para o Santuário dos Grandes Primatas, em Sorocaba (SP).

A guarda dos animais foi solicitada pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) e pela Associação Sempre Pelos Animais de São Roque, que requerem a transferência dos animais para o santuário.

No processo que tramita na Vara da Fazenda Pública de Sorocaba, a juíza Karina Jemengovac Perez determinou a manifestação do MP. O promotor de Justiça do caso, Jorge Marum, se posicionou a favor da transferência.

Em sua manifestação, Marum cita o caso do chimpanzé Black, que foi transferido do zoo de Sorocaba para o santuário em 2019 após decisão judicial. Ele lembra que o pedido feito pelas entidades de proteção dos animais abrangia a proibição do recebimento de novos chimpanzés. “Se tal atitude não configura desrespeito à decisão de segundo grau, está bem próxima disso”, destaca.

Promotor Jorge Marum aponta inadequação na estrutura do zoo para abrigar os animais. — Foto: TV TEM/Reprodução

O promotor de Justiça também considera haver “robusta prova” de que o zoológico se mostra inadequado para abrigar “animais tão inteligentes e sensíveis como os chimpanzés”.

Marum lembrou ainda da tentativa de fuga da fêmea Kelly, que chegou a escapar do recinto, mas foi recapturada, o que levou o MP a abrir uma investigação sobre o caso.

O G1 procurou a Prefeitura de Sorocaba (que administra o zoológico Quinzinho de Barros) para se manifestar sobre o caso. Veja a manifestação na íntegra:

A Prefeitura de Sorocaba informa que não foi notificada oficialmente em relação a essa ação. Importante destacar que os chimpanzés estão em caráter provisório e não há nenhum impedimento em ter esses animais no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Tão logo a Prefeitura de Sorocaba seja notificada vai responder e qualquer decisão judicial será acatada. Com relação aos cuidados com os chimpanzés no zoo, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) informa que os recintos são higienizados diariamente pelos tratadores. A alimentação é balanceada e elaborada de acordo com a espécie. Inclusive o zoo possui um zootecnista pra elaboração das dietas de todos os animais. A equipe de biólogos e veterinários tem acompanhado os animais diariamente em relação ao comportamento, consumo de alimentos, entre outras questões. Os animais neste momento estão em fase de aproximação, ou seja, não estão juntos no mesmo espaço, tendo apenas contato visual, auditivo e olfativo.

Entenda o caso
 
Os chimpanzés Kelly (fêmea) e Paulino (macho) chegaram a Sorocaba no início de novembro de 2020 vindos do Beto Carrero World e de um zoológico do Rio de Janeiro, respectivamente. Seis dias depois, Kelly fugiu do recinto onde se encontrava no momento em que seria alimentada.

Chimpanzé Kelly escapou do recinto, em novembro, e levou cerca de duas horas para ser resgatada. — Foto: Fábio Rogério/Jornal Cruzeiro do Sul

O episódio mobilizou cerca de 40 pessoas, entre Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba. O animal não chegou a sair do zoológico, mas o resgate durou cerca de duas horas.

Segundo a prefeitura, Kelly e Paulino devem permanecer provisoriamente em Sorocaba enquanto os locais de onde vieram passam por reformas.

No último dia 23 de novembro, a Anda e a Associação Sempre Pelos Animais de São Roque ingressaram na Justiça com o pedido de guarda dos animais. As entidades citam a tentativa de fuga de Kelly e alegam que os chimpanzés precisam de atenção e cuidados especiais, além de um manejo diferenciado.

Na petição, as entidades reforçam o pedido para que o zoo fique impedido de receber novos chimpanzés, o que já havia sido solicitado anteriormente. Não houve decisão sobre esse pedido.

Por César Santana

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.