MP vai investigar caso de gato que teve duas patas cortadas com facão em Sorocaba, SP

MP vai investigar caso de gato que teve duas patas cortadas com facão em Sorocaba, SP
Animal passou por cirurgia e recebeu o nome de Valente — Foto: Arquivo pessoal

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) vai investigar o caso do gato que teve duas patas cortadas com um facão em Sorocaba (SP), na última sexta-feira (12). A pessoa que mutilou o animal não foi identificada.

Um procedimento preparatório do inquérito civil foi aberto na terça-feira (16) e está sob responsabilidade do promotor Jorge Alberto Marum. Segundo o documento, a ação cometida pelo indivíduo configura “dano a direito difuso”.

Por isso, o MP vai solicitar informações sobre o caso aos órgãos responsáveis, como a Prefeitura de Sorocaba, a Polícia Ambiental e a Delegacia Seccional. No documento, o promotor também parabeniza a ONG responsável pelo resgate de Valente, nome dado ao gatinho.

Segundo Marum, o crime é “bárbaro e deve ser punido exemplarmente”. De acordo com a Constituição Federal, maus-tratos a animais devem ser penalizados civil (indenização à sociedade), penal (prisão) e administrativamente (aplicação de multa).

Valente foi resgatado na região da Vila Helena, zona norte de Sorocaba, após a denúncia de que um usuário de drogas havia mutilado o animal com um facão.

Ele foi levado para uma clínica veterinária, onde passou por uma cirurgia e teve as duas patas completamente amputadas. Após a recuperação, ele será colocado para adoção.

Por Gabriela Almeida

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.