MPE faz vistoria na Zoonosese pede o cancelamento de incineração de animais em Iguatu, CE

MPE faz vistoria na Zoonosese pede o cancelamento de incineração de animais em Iguatu, CE

Por Rogério Ribeiro

Na amanhã desta sexta-feira, (9), o promotor da promotoria de patrimônio, Fábio Vinícius Ottoni Ferreira, fez uma visita formal, no Centro de Controle de Zoonoses, atendendo varias denúncias de maus-tratos e matanças de animais domésticos sadios através de incineração.

A verdadeira finalidade dos Centros de Controle de Zoonoses deveria ser preventiva, através de campanhas educativas, evitando a procriação descontrolada de animais, desestimulando a comercialização de filhotes e incentivando a adoção de animais abandonados.

A visita

PI Teresina mpe incineracao animais1

A visita nas dependências da zoonose foi acompanhada pelo chefe de gabinete do prefeito, a veterinária responsável pela unidade, Bruna Freitas e servidoras, o promotor olhou tudo e de imediato suspendeu todas as matanças inclusive a semanal que é feita através de incineração.

MPE convoca zoonose para dar explicações

Na próxima semana o promotor que ouvir a zoonose, ficou pré-agendado para a próxima terça-feira (13), na sede das promotorias do MPE.

A culpa também é da população

Para a veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Bruna Freitas, a população tem uma enorme culpa, “Eu vejo aqui em Iguatu, é a irresponsabilidade das pessoas, a falta de consciência e a falta de punição”, diz Bruna, que acrescentou “O que acontece é que o animal fica doente e este dono abandona e o Centro de Zoonoses não tem estrutura para cuidar desses animais”, ressalta.

Eutanásia

A indicação para eutanásia, segundo ele, é para animais agressivos, com doenças epidemiológicas não tratáveis, como leishmaniose e raiva, e doentes em estado terminal.

Denúncia

PI Teresina mpe incineracao animais2

De acordo com as entidades protetoras dos animais de Iguatu, a matança de animas doméstico, está virando rotina, na manhã desta sexta-feira (9), os protetores receberam uma noticia anônima de que alguns animais estavam sendo sacrificados, “Esses animais foram retirados da jaula, onde ficam confinados, e submetidos à incineração”, diz uma protetora.

Fonte: RR Interativo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.