MS: Prefeitura de Rio Brilhante pretende vacinar 80% dos mais de oito mil cães e gatos no dia 17 de outubro

MS: Prefeitura de Rio Brilhante pretende vacinar 80% dos mais de oito mil cães e gatos no dia 17 de outubro

MS RioBrilhante vacinar caes gatos1A Prefeitura de Rio Brilhante através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde realiado no dia 17 de outubro, das 8h às 16h, a vacinação antirrábica canina e felina em diversos postos de vacinação. A expectativa é de que 80% dos 8.321 mil animais sejam vacinados durante a campanha no município.

A vacina antirrábica é a única forma de prevenção segura da doença, e deve ser administrada nos cães e gatos ainda filhotes – com, pelo menos, quatro meses de vida. Incurável nos animais, a doença, quando transmitida para seres humanos, também pode ser extremamente agressiva e fatal.

MS RioBrilhante vacinar caes gatos2O coordenador de Vigilância em Saúde, veterinário, José Baungaertner destacou o compromisso com a vacinação do animal de companhia contra esta doença é essencial para garantir a proteção contra a enfermidade tanto em animais, quanto em humanos.

Ele explicou ainda que a transmissão da raiva ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal infectado com o vírus e que esteja eliminando-o pela saliva. Há duas formas de raiva canina: a furiosa, que se caracteriza por inquietação, tendência ao ataque, anorexia pela dificuldade de deglutição e latido bitonal, e a forma muda, com inquietação, ausência de ataque e tendência a se esconder.

“Ter um animal de estimação significa ter um amigo que precisa de atenção, carinho e cuidados. Tanto o cão como o gato, necessita tomar vacinas para assegurar uma boa saúde. Por isso o controle da carteira de vacinação dos animais é muito importante. Igual aos humanos, eles precisam se proteger de doenças e infecções, que muitas vezes podem levá-los a óbito”, explicou o veterinário.

A vacina contra a Raiva é a única obrigatória em todo o território brasileiro, para cães e gatos. A primeira dose deve ser aplicada em animais a partir de quatro meses de idade e depois o reforço deverá ser feito anualmente.

Na área urbana serão 12 pontos fixos de vacinação, além de um ponto de vacinação no distrito de Prudêncio Thomaz.

Lista completa dos pontos de vacinação:

1) Pro Moradia XIV – Centro Educacional Criança Esperança VI;

2) Pro Moradia XV e João Zardo – Creche em Construção XV;

3) Benedito Rondon- ESF – Fazer Saliba;

4) Morada do Sol – Centro Educacional Criança Esperança II;

5) Vila Trombini e Vila Churupita – Secretaria de Obras (antigo DNIT);

6) Progresso e Pro Moradia XI – Lions Club;

7) Centro – Escola Municipal Sírio Borges;

8) Centro – ESF – Carlos Volpe;

9) Sul – Praça Amanda Coelho;

10) Vila Fátima – ESF – Vila Fátima (novo);

11) Vila Nova Esperança – Centro Educacional Criança Esperança I;

12) Manoel das Neves – Creche Vera Ceolin;

13) Prudêncio Thomaz – ESF– Antonio Aparecido Bittencourt.

Fonte: Jornal Dia Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.