Muitos animais andam pelas ruas vazias de Madri em busca de alimentos

Muitos animais andam pelas ruas vazias de Madri em busca de alimentos
Um pavão do parque del Retiro de Madri.

A falta de humanos nas ruas devido à quarentena fez com que os animais saíssem em busca de comida e passassem por novos espaços.

Enquanto os humanos sofrem o confinamento do estado de alerta devido ao Coronavírus, os animais, que dependem do altruísmo de alguns e das tarefas diárias de outros, foram forçados a sair para tentarem obter seu sustento.

As colônias de animais de rua têm sido fortemente afetadas pela quarentena, já que os encarregados de alimentá-los foram obrigados a obedecer as ordens do Estado para prevenir o contágio e a propagação do coronavírus.

De suas casas, os usuários das redes sociais compartilham o fenômeno peculiar de pavões que pulam sobre as cercas do Parque de El Retiro e bandos de patos a correr pelo centro de Madri, na Espanha.

Por outro lado, esses não são os únicos animais que sofrem com os estragos da pandemia, os peixes, gatos e tartarugas do ambiente urbano de Madri foram forçados a se movimentar em busca de comida devido à ausência de transeuntes ou profissionais especializados que podem atender às suas necessidades nutricionais.

Pavões circulam por Madri à procura de comida.

No momento, os únicos animais que tiveram suas necessidades atendidas foram os cães dos canis municipais que agora têm a autorização da prefeitura de Madri para serem levados para passear. As colônias de gatos protegidos, por sua parte, começarão a receber seus alimentos novamente já que foi aprovada a autorização para que o pessoal especializado possa voltar a se encarregar desses animais durante a quarentena.

No resto da Espanha, outros avistamentos de animais selvagens também surpreenderam os cidadãos, que não hesitam em compartilhá-los nas redes sociais devido à peculiaridade da situação que ocorre devido à epidemia. As cabras montesas em Chinchilla (Albacete) e os javalis em Barcelona são outras manifestações do que a quarentena fez com o ambiente dos animais do país.

O Partido Animalista Contra Maus-tratos de Animais (PACMA) decidiu enviar uma mensagem, através da sua conta do Twitter, para o gabinete do prefeito de Madri para tomar medidas para proteger a vida selvagem da Comunidade: “Dezenas de gatos estão sem comida há cinco dias. Os pavões saltam por cima da cerca. Situação extrema em bairros e parques. Senhor @SergioGaTorres, Senhor @AlmeidaPP_, eles também são Madri. Nós precisamos de respostas. Os animais precisam delas.”

Colônias de felinos controladas agora podem ser alimentadas / (Madridiario.es)

No resto da Europa, ocorrem condições semelhantes, o confinamento não apenas conseguiu reduzir drasticamente os níveis de contaminação, mas, além disso, os animais começam a preencher ambientes que antes eram inabitáveis para eles. As águas dos canais de Veneza se tornaram mais limpas e oferecem uma aparência mais cristalina, o que permite observar os peixes que nadam neles e agora oferecem uma aparência mais saudável. Da mesma forma, outros animais que decidiram voltar a transitar pelas águas da cidade italiana são os cisnes, que nessas circunstâncias encontraram nos canais um habitat apropriado para circular com seus filhotes.

Os usuários do Twitter também compartilharam vídeos de golfinhos que retornaram à costa de Sardenha, Cagliari para ser exato, onde a ausência de barcos e tráfego marítimo em geral permitiu que esses animais voltassem a se aproximar do espaço normalmente habitado por seres humanos.

Por Ignacio Fernández / Tradução de Thaís Perin Gasparindo

Fonte: Elcierre Digital

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.