Mulher causou a morte de um bicho-preguiça ao mantê-lo em cativeiro em sua casa na Colômbia

Mulher causou a morte de um bicho-preguiça ao mantê-lo em cativeiro em sua casa na Colômbia
Foto: Promotoria

Nas últimas horas, a Procuradoria Geral da República denunciou a captura e o indiciamento de Dayana Alejandra Pulgarín, uma mulher que mantinha um bicho-preguiça em cativeiro e em estado precário, causando sua morte.

Os fatos que ainda estão sob investigação ocorreram em Pereira, Risaralda, em 24 de janeiro, quando Pulgarín chegou a um veterinário com o animal, afirmando que era seu animal de estimação e que estava doente. No centro veterinário, as autoridades foram alertadas, pois esse tipo de animal não é um animal de estimação e, além disso, perceberam que estava em muito mau estado.

As péssimas condições de saúde da preguiça alertaram os veterinários, que também notaram que os dentes do animal haviam sido limados. Apesar dos esforços dos profissionais, o animal morreu no dia seguinte ao atendimento médico.

Foto: Promotoria
Foto: Promotoria

Ao realizar a necropsia do animal, os profissionais puderam constatar que a morte ocorreu por sofrer de hipotermia, que era resultado de uma deficiência nutricional. Isso, somado ao que eles puderam ver antes, deixou claro para os profissionais e autoridades que a preguiça estava em cativeiro e sofria maus-tratos.

Por isso, recentemente, membros uniformizados do Grupo Especial de Combate ao Abuso de Animais, Gelma, apresentaram Dayana Alejandra Pulgarín perante um juiz de controle de garantia. Os promotores a acusaram de crimes de uso ilegal de recursos naturais renováveis agravados e abuso de animais.

“Uma preguiça foi retirada de seu habitat natural e transferida para uma casa no bairro de Villa del Prado, onde teria sido transformada em animal de estimação. Dado o cativeiro a que o animal foi submetido, sofreu uma evidente deterioração da sua saúde física e mental”, disse um dos procuradores.

Da mesma forma, outro homem também foi apresentado perante o juiz de garantia por ser responsável pela morte de um canino em 3 de janeiro de 2020. Após a investigação realizada pelos promotores do grupo Gelma, descobriu-se que Johan Estiven Muñoz, em ato de intolerância, teria causado a morte do animal.

Os fatos ocorreram na casa da família, onde o homem discutiu fortemente com os irmãos e ameaçou agredir o bichinho. “Mais tarde, ele saiu do prédio, pegou um pedaço de concreto e jogou na cabeça do canino. O homem foi autuado pelo crime de maus tratos a animais”, lê-se no comunicado do Procurador.

Imagem de referência - Um operador de EPM ajudou o animal a descer das perigosas linhas de energia.
Imagem de referência – Um operador de EPM ajudou o animal a descer das perigosas linhas de energia.

Em 15 de fevereiro, um bicho-preguiça foi resgatado de alguns cabos de energia, localizados no município de Tarazá (Antioquia), nos quais estava balançando e colocando sua vida em risco.

O bicho fofo chamou a atenção da comunidade de El Doce, uma vila do município, e um eletricista das Empresas Públicas de Medellín (EPM) subiu no poste mais próximo da localização do urso. Então, ele enganchou uma corda salva-vidas no cabo onde ele balançava e tentou chamar sua atenção levantando os braços e chamando por ele.

Vendo que o mamífero se afastava cada vez mais, o operador do EPM trouxe-lhe uma vassoura que ele conseguiu segurar. Com muita habilidade e ambas as mãos, o operador puxou a vassoura com o animal para si até conseguir agarrá-lo.

O momento em que o animal chegou nos braços de Víctor Hugo López, eletricista de 38 anos que trabalha na concessionária há três anos, foi registrado em vídeo. O animal parece relutante em aceitar ajuda, pois não consegue entender as consequências de um curto-circuito em seu corpo.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Infobae

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.