Mulher dirige da Letônia até a Ucrânia para resgatar animais de estimação

Mulher dirige da Letônia até a Ucrânia para resgatar animais de estimação
Um gatinho espera pelo resgate em um abrigo de animais em Lviv, Ucrânia. Uma equipe de voluntários da Letônia evacuará cães e gatos que foram entregues por refugiados ou abandonados nas ruas da Ucrânia Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Em um abrigo de animais na cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, Natalia Horobets se despediu emocionada de seu amado gato de estimação Charly nesta segunda-feira.

Horobets e seu marido fugiram de sua casa na cidade oriental de Kramatorsk enquanto as tropas ucranianas lutavam contra invasores russos.

Mas depois de uma difícil jornada para o oeste em um trem lotado, eles finalmente decidiram deixar seu animal de estimação, concluindo que estabelecer uma nova vida a centenas de quilômetros de casa já seria difícil o suficiente sem um gato hiperativo para cuidar.

— Nossa viagem de trem durou 40 horas. Havia muitas pessoas e estávamos com medo de que ele fosse pisoteado — disse Natalia Horobets em Lviv, que, com o resto do oeste da Ucrânia, até agora não foi afetada pelo conflito.

Rasma Krecia, uma voluntária letã, é a socorrista que espera levar Charly e dezenas de outros animais de estimação por meio da fronteira para a Polônia até que a guerra termine.

— Vamos tentar levar o máximo de animais que pudermos, de volta à Letônia, de volta à Europa, de volta à segurança — disse Krecia no Lar para Animais Resgate em Lviv, onde estava carregando três vans com o primeiro lote de cães e gatos.

Ela não poderia ter permanecido na Letônia e não ter feito nada, disse ela.

— Se eu tiver uma oportunidade, se tiver uma van grande, se puder trazer comida para cá e levar alguns animais de volta para a segurança, não posso ficar em casa.

O santuário de Lviv anteriormente lidava com animais selvagens e desgarrados, mas desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, recebeu mais animais de pessoas fugindo da violência.

Agora cães, gatos e até um rato de estimação disputam atenção ao lado de raposas e cegonhas.

Uma moradora de Lviv trouxe meia dúzia de filhotes que sua amiga havia encontrado em uma caixa na estação de trem três dias antes, por onde milhares de deslocados internos passam diariamente.

Enquanto Krecia se preparava para colocar gaiolas nas vans, a família Horobets se despediu de seu gato.

— Charly, meu pequeno, você vai voltar para casa, mas precisa ficar em um lugar diferente por enquanto, você vai ficar bem lá — disse Natalia Horobets.

Seu marido, Volodymir, disse que eles não sabiam o que o futuro lhes reservava.

— Esperamos que a Ucrânia persevere e vença e voltemos para casa.

Por Natália Thomas

Fonte: Reuters via Extra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.