Mulher diz que abandonou gatos após achar urina em saco de polvilho
A mulher de 57 anos que foi presa depois de ser flagrada por câmeras de segurança abandonando quatro filhotes de gato ao lado de um contêiner, na Rua 04 de Vicente Pires, alegou que fez isso após a mãe dos filhotes urinar em um saco de polvilho. O nome da suspeita não foi divulgado.
Segundo o relato para a Polícia Civil do DF (PCDF), ao acordar nessa terça-feira (6/8), ela notou que a gata havia urinado em um saco de polvilho que ficava na cozinha, o que a levou a perder a calma e, consequentemente, abandonar os filhotes próximo ao contêiner de lixo da Rua 04.
A mulher acabou presa em flagrante por maus-tratos contra animais. Ela também contou que a gata havia tido crias em duas ocasiões e que não suportava mais a situação, pois a felina insistia em levar os filhotes para dentro de casa, mesmo com um espaço apropriado disponível para eles.
Após tomarem conhecimento, policiais civis da 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires) realizaram diligências na região para identificar e prender a suspeita.
O vídeo, obtido pelo Metrópoles, mostra um Fiat Uno se aproximando do contêiner. Uma mulher desce com um balde na mão, caminha até o gramado, despeja os gatos no chão e retira um pano que estava no balde, deixando os bichinhos descobertos.
Assista:
➡️ Mulher diz que abandonou gatos após achar urina em saco de polvilho
— Metrópoles (@Metropoles) August 7, 2024
A suspeita foi presa por maus-tratos a animais nessa terça (6/8), em Vicente Pires. Câmeras flagraram ela despejando filhotes em contêiner
Leia: https://t.co/fdobAQiqVr pic.twitter.com/Gu4k80F1E7
Imagens
A síndica do condomínio que captou as imagens, Silene Almeida, 55 anos, conta como soube do ocorrido. “O zelador viu os animais e me mandou foto. Eu pedi para recolhê-los até que encontrássemos tutores responsáveis”, relata.
De acordo com Silene, os felinos já foram doados. “Foram três adotantes, uma das pessoas ficou com o casal de gatos pretos”, explica.
Denuncie
No Brasil, o abandono de cães e gatos é considerado crime punível com reclusão segundo o artigo 32, §1º-A, da Lei 9.605/1998.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas anonimamente. A Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais do País (Dema), criada em 2023 no DF, pode ser acionada diretamente pelo número 197, pelo WhatsApp (61) 98626-1197 ou pelo e-mail [email protected].
A mulher responderá pelo crime de maus-tratos a animais. Agora, ela aguarda audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
Caso seja condenada, poderá enfrentar pena de até cinco anos de prisão.
Por Nathália Cardim, Carlos Carone e Mirelle Pinheiro
Fonte: Metrópoles