Mulher é presa por maus-tratos contra animais após denúncia de sobrinha em Mateus Leme, na Grande Belo Horizonte, MG

Mulher é presa por maus-tratos contra animais após denúncia de sobrinha em Mateus Leme, na Grande Belo Horizonte, MG
Uma mulher foi presa em flagrante por maus tratos contra animais em Mateus Leme, na Grande BH. — Foto: Redes Sociais

Uma mulher de 49 anos foi presa em flagrante, na tarde desta sexta-feira (9), depois de ter confessado à Polícia Civil que matou um gato a pauladas, na quinta-feira (8), em Mateus Leme, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a polícia, quem fez a denuncia, foi a sobrinha dela. A jovem contou aos policiais que soube dos maus-tratos por meio do primo, de 12 anos, filho da suspeita. Ele teria presenciado a mãe batendo no gato e avisou a jovem, que decidiu ir até a delegacia.

Após denúncia, policiais foram até a casa da suspeita e constataram que ela e o marido possuíam outros animais de estimação.

“A casa é insalubre, muita sujeira, animais com fome, sede, maltratados. A mulher confessou que matou o gato a pauladas no lote da casa e alegou que o animal estava doente, depois disso, jogou o corpo do animal no saco de lixo. Ela confessou e explicou tudo com muita frieza”, contou a delegada da Polícia Civil, Lígia Barbieri Mantovani 

A delegada ainda disse que, durante buscas pela casa, o marido da suspeita também confessou que matou dois cachorros usando uma tábua de madeira, no dia 13 de setembro de 2020.

“O homem de 53 anos foi conduzido à delegacia, prestou declarações e confessou o crime, confirmando que matou dois cães, reconhecendo a tábua de madeira apreendida pelos policiais civis como o objeto utilizado para espancar os animais. O indivíduo responderá em liberdade, tendo em vista o que foi praticado em data pretérita” explicou a delegada Lígia Barbieri Mantovani. 

A Polícia Civil informou que está à procura de uma ONG para cuidar dos outros animais que ainda estão na casa. São três gatos e dois cachorros.

A mulher foi presa em flagrante e levada para o Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto, Região Leste de BH. 

Mudança na Lei de Crimes Ambientais
 
Em 29 de setembro de 2020 houve uma alteração na Lei de Crimes Ambientais que tornou possível a prisão em flagrante de quem comete o crime de maus tratos contra cães e gatos, tendo a pena aumentada para até 5 anos de reclusão.

O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais. 

Como denunciar
 
As denúncias de maus tratos contra animais podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181 ou em uma delegacia mais próxima.

Em nota, a Polícia Civil informou que não compactua com a prática de crimes contra animais e está atenta às denúncias para atuar imediatamente.

Por Maria Lúcia Gontijo

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.