Mulher é presa por maus-tratos e cadelas são resgatadas extremamente doentes em MS

Uma mulher foi presa por maus-tratos a duas cadelas, em Campo Grande. Quando a polícia chegou à casa encontrou os animais extremamente doentes e descreveu a situação como “precária”. Além do crime contra os animais, a mulher também desviava para a casa dela água e energia de maneira clandestina.
Os policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) foram acionados na terça-feira (13) para averiguar o crime em que um casal mantinha cachorros em situação de maus-tratos.
Ao chegarem na residência, os policiais encontraram apenas a mulher. No local também funciona uma fábrica familiar e informal de cadeiras de fio, que é administrada pelos suspeitos, segundo a polícia.
As cadelas também estavam no imóvel. Uma delas, chamada Sofia, é uma boxer, de aproximadamente dois anos de idade, porte médio. Já a outra, chamada Mel, sem raça definida, tem cerca de um ano de idade, sendo de porte pequeno.
Médicos veterinários compareceram à residência e avaliaram os animais.
Segundo eles, a boxer apresentava lesões nos olhos, peso abaixo do ideal, lesão nodular, além de uma lesão crônica na região do focinho. O ferimento estava em estágio tão avançado que comprometeu a estrutura óssea, o que deixou a cavidade nasal da cadela exposta. De acordo com os médicos, os ferimentos são compatíveis com leishmaniose.
Já a cadela de porte pequeno, sem raça definida, tinha um nódulo na região genital, referente a um tumor transmissível.
Desvio de energia e água
Além do crime ambiental, as autoridades constataram desvios irregulares de água e energia para a casa. Segundo a polícia, havia captação ilegal de água potável diretamente da rede pública de abastecimento.
Já o desvio proibido de energia era feito por meio de um cabo conectado diretamente no poste da rede pública de fornecimento de energia elétrica. De acordo com a Polícia Civil, não foi encontrado medidor de consumo de energia no imóvel.
Prisão e resgate
As duas cadelas foram resgatadas e levadas para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da capital. No local, eles passaram por exames e demais atendimentos médicos.
A mulher foi presa e encaminhada para a Decat. As concessionárias de água e energia da cidade também foram acionadas para o endereço da suspeita para providências cabíveis.
Por Renata Barros
Fonte: g1