Mulher emociona ao implorar para que não lhe tirem os animais: ‘Há resgate animal. Hoje foi resgate humano’

Mulher emociona ao implorar para que não lhe tirem os animais: ‘Há resgate animal. Hoje foi resgate humano’
IRA - intervenções e Resgate Animal

Era uma denúncia para maus-tratos, animais com magreza extrema e sarna“. Foi assim que o IRA – Intervenções e Resgate Animal começou por escrever nas redes sociais, esta quarta-feira, 30 de junho, sobre um caso que os deixou sensibilizados.

O grupo de resgate conta que se deslocou ao local e deparou-se com uma dura realidade: “Aquilo que encontrámos foi uma senhora que perdeu o marido, o filho, a filha… Uma senhora isolada do resto do mundo cuja única companhia são os seus 2 gatos e 1 cão. Uma senhora que não tem mais ninguém com quem conversar, com quem interagir“, explicou.

Havia ração, havia higiene, havia carinho. O que não havia era disponibilidade financeira para levar os animais ao veterinário. Não havia até à nossa visita e avaliação de hoje. Tanto um cão como um dos gatos apresentavam sinais de problemas dermatológicos. Achava que o facto de poderem ter sarna e não ter condições financeiras, seria motivo para lhe levarmos os animais. Entre choros implorava-nos para não o fazermos“, relembrou.

Quer os tratamentos, quer a avaliação médico-Veterinaria será inteiramente da nossa responsabilidade, para que esta idosa possa continuar a viver com os seus animais com um pouco mais de conforto e felicidade. Encontramos cenários tão tristes, tão injustos, tão desiguais“, rematou.

Posteriormente, o IRA publicou um vídeo emocionante onde se pode ver a mulher a implorar para que não lhe tirem os animais. “Eu vivo sozinha, mas não me tirem os meus animais, pela vossa saúde. São a minha companhia“, disse a mulher na gravação.

Dói só de ouvir… Tantos maltratados, abandonados e assassinados diariamente, por quem nada sente por eles. E depois temos quem morra por eles, a defendê-los e a implorar para que não lhos tirem. São estas pessoas que beneficiarão sempre da nossa vertente solidária, canalizando os vossos donativos e as receitas da venda de merchandising para providenciar tudo aquilo que precisem. Nem que seja por mais um dia de felicidade“, escreveu o grupo de intervenção e resgate animal na legenda do vídeo.

Os internautas ficaram muito comovidos com o momento: “Há resgate animal. Hoje foi resgate humano“, afirmou um dos seguidores. “Tem tanto de bonito como tal é a dor que se sente“, comentou outro. “É ao mesmo tempo tão triste e tão feliz. (…) Sente-se na voz“, disse um terceiro.

Fonte: SIC Mulher / mantida a grafia lusitana original


Nota do Olhar Animal: Parabéns aos resgatistas pela sensibilidade nesta abordagem e pelo perfeito entendimento sobre o que deve mover os ativistas: a justiça e a compaixão, bem distantes da postura raivosa e vingativa que se vê com bastante frequência. Ao manterem os animais com a senhora, levaram em consideração os interesses dos animais, cuja defesa é razão de ser do grupo, e tomaram decisões ponderadas e justas para com eles e para com a idosa. Que “IRA” permaneça sendo apenas a identificação do grupo protetivo e não o sentimento que os move. Parabéns!

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.