SP Santos cobra praia H

Mulher encontra cobra na praia do Gonzaga, em Santos, SP

Animal foi solto em área verde próximo à Lagoa da Saudade, na Nova Cintra.

SP Santos cobra praia

Uma banhista encontrou uma cobra na faixa de areia da praia do Gonzaga, em Santos, no início da tarde deste domingo (17).

O animal foi resgatado pela instrumentadora cirúrgica Paula Nusa, de 38 anos, por volta das 13h30. O bicho era observado por banhistas, quando Paula e dois amigos se aproximaram do local.

Alegando que estava preocupada com a segurança da cobra e também das pessoas na praia, a instrumentadora disse que pegou o animal com o auxílio de um pedaço de madeira e se responsabilizou em levá-lo para o Aquário Municipal.

“Peguei a cobra pela cabeça, como mostram na TV. Fomos andando pela beira d’água, mas ela estava agitada e resolvemos pegar um táxi até a Ponta da Praia. Ao chegarmos ao Aquário, ficamos sabendo que o animal não poderia ficar lá, pois não havia biólogo responsável nos fins de semana”, contou.

Paula resolveu seguir para o Orquidário, e, lá, acabou descobrindo que o equipamento também não poderia receber o réptil sem autorização de um órgão do meio ambiente responsável. “A pessoa que me atendeu aconselhou a levar a cobra para casa e colocá-la em um pote”.

Indignada com a situação, a instrumentadora entrou em contato com um amigo biólogo, que a orientou a levar o animal para a área verde que fica ao lado da Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, o que foi feito logo em seguida.

“Em nenhum momento tive medo dela ou de ser mordida. Ela estava muito assustada. Ela chegou a cair no chão do carro. Achei que ia perdê-la e nunca mais encontrá-la. Fiquei muito chateada e achava que encontraria órgãos públicos preocupados em cuidar do bichinho”.

Responsabilidade

A Prefeitura de Santos informa que, de acordo a Secretaria do Meio Ambiente da Cidade, o resgate e acolhimento de animais silvestres é de responsabilidade legal da Polícia Ambiental e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). 

Segundo a assessoria de imprensa, como o réptil foi resgatado em um fim de semana, Paula deveria ter acionado a Polícia Ambiental ou recolhido o bicho à sua casa, conforme orientado pelo atendente do Orquidário, para entregá-lo ao Ibama na segunda-feira (18).

SP Santos cobra praia2

Fonte: A Tribuna

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.