Mulher encontra falcão ferido em seu quintal e salva sua vida

Mulher encontra falcão ferido em seu quintal e salva sua vida
Fotos: Sonoma County Wildlife Rescue

Mês passado, uma mulher percebeu algo estranho.

Ela viu uma ave caída em seu pasto para cavalos. Não demorou muito para ela perceber que essa ave, um falcão de cauda vermelha, estava em dificuldades – claramente incapaz de voar. Sabendo que ela simplesmente não podia virar as costas para ele, a mulher conseguiu agarrar a ave com luvas e uma toalha em suas mãos.

Uma vez que ela o segurou em seus braços, ela imediatamente o levou para o Sonoma County Wildlife Rescue, localizado em Petaluma, Califórnia, EUA.

“Para os resgates de aves de rapina nós normalmente enviaríamos um voluntário treinado, já que essas aves podem ser um perigo para a pessoa e para eles próprios se manipulados incorretamente”, Danielle Mattos, diretora de cuidado animal do centro, disse ao The Dodo. Mattos disse que, felizmente, a mulher já tinha sido voluntária do The Bird Rescue Center, e tinha a experiência necessária para transportar o falcão são e salvo.

Após raios-X e um exame médico, a razão inquietante pela qual o falcão não conseguia voar se tornou clara: Ele tinha sido baleado, e ainda tinha um grão de chumbo incorporado em uma de suas asas, deixando um osso danificado no caminho.

O falcão fazendo um raio-X.
O falcão fazendo um raio-X.

“Infelizmente esses ferimentos são muito comuns, e tais grãos de chumbo não são rastreáveis e, portanto, não são denunciáveis”, o centro escreveu no Facebook.

eua_california_mulher_falcao_ferido3

Um breve procedimento foi feito para remover o chumbo e fechar o ferimento.

“Depois de cerca de seis semanas com um curativo na asa, o osso cicatrizou bem”, o Sonoma County escreveu no Facebook. “O falcão agora está livre das bandagens, suas penas crescendo lentamente e recuperando suas forças gradualmente”.

A asa em recuperação.
A asa em recuperação.

Claro, os resgatistas do falcão não conseguiram resistir em dar a ele um pouco de luxo enquanto ele se recupera, e envolveram sua asa ferida com as mais fofas bandagens. A esperança é que uma vez que o falcão se recupere completamente, ele poderá voltar à natureza e, o mais importante, conseguir voar livremente de novo.

eua_california_mulher_falcao_ferido5

Quer ajudar o Sonoma County Wildlife Rescue a continuar com seu ótimo trabalho pelos animais necessitados? Considere fazer uma doação aqui.

Por Zainab Akande / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.