Mulher leva para casa 5 cachorrinhos congelados, na esperança de um milagre de Natal

Mulher leva para casa 5 cachorrinhos congelados, na esperança de um milagre de Natal

“Nossas famílias habituaram-se a esperar que alguns convidados animais especiais se juntem a nós para a ceia de Natal”.

A maioria das pessoas já estava em seus fins de semana prolongados, mas Tessa Lee ainda trabalhava no Whitecourt Homeless Animal Rescue Foundation (WHARF) em Edmonton, Alberta, Canadá, quando recebeu uma ligação na tarde do dia 23 de dezembro.

“Fomos contatados sobre cinco cachorrinhos em perigo em uma propriedade privada a 45 minutos de Edmonton. Todos os cinco filhotes estavam severamente emaciados e desidratados”, Tessa Lee contou ao The Dodo.

Lee foi imediatamente ao local e recebeu acesso à propriedade perto de Alberta Beach. Apesar de haver outros animais na propriedade, ela recebeu permissão para pegar somente os cinco cachorrinhos, que estavam à beira da morte por congelamento devido ao tempo gélido. Ao levar os cachorrinhos para sua casa, Lee não sabia se iriam sobreviver àquela noite.

Lee sabia que ela tinha que agir rapidamente para ajudar a salvar as cinco pequenas vidas. “Eu verifiquei seus níveis de hidratação e os coloquei com bolsas de água quente enquanto administrava soro por via subcutânea”, Lee disse. “Nós usamos xarope de bordo para aumentar seus níveis de glicose e, lentamente, começamos a administrar alimento úmido de recuperação a cada duas horas através de seringas”.

O fato de que Lee passaria seu Natal revivendo uma ninhada de cachorrinhos não chateou sua família, que já aprenderam a esperar pelo inesperado. Para Lee e seus colegas de trabalho do grupo de resgate, contanto que exista um animal necessitado, o trabalho não para durante as festas.

“Nossas famílias se acostumaram a esperar que alguns convidados animais especiais se juntem a nós para a ceia de Natal, seja uma ninhada de gatinhos, cachorrinhos ou até mesmo um cordeiro bebê que precisa de mamadeira”, Lee explicou. “Nós vimos que nesta época do ano, muitas pessoas viajam para ficar com suas famílias e, portanto, mais notícias e denúncias de animais em perigo surgem. Nossos telefones definitivamente nunca ficam desligados durante a época de Natal”.

Na véspera do Natal, com a ajuda de mamadeiras e um lar aquecido, quatro dos cinco cachorrinhos pareciam estar se recuperando. Ao contrário de seus irmãos, uma doce cachorrinha com pelos vermelhos e macios e costelas à mostra ainda não conseguia melhorar. Lee a chamou de Ruby, e sabia que as próximas 24 horas seriam cruciais. “Ela está sendo forte e começando a se animar”, Lee escreveu em uma publicação na página do WHARF no Facebook no dia 24 de dezembro. “Mantenham-na em seus pensamentos e atualizaremos sobre seu estado depois do feriado”.

https://www.facebook.com/wharfrescue/videos/1900331036663670/

O que Lee e Ruby precisavam era de um milagre, e na manhã de Natal, foi isso que elas receberam. A cachorrinha fraca lutou durante a noite e, ao raiar do dia, ela finalmente conseguiu ficar de pé sozinha de novo, pelo menos por um curto período.

“Feliz Natal a todos!!! Nós temos novidades”, Lee escreveu no Facebook. “Esta cachorrinha não tinha força para erguer seu pequeno corpinho ontem. Agora ela bebe água e come sozinha”.

https://www.facebook.com/wharfrescue/videos/1901306309899476/

Uma efusão de apoio encheu a publicação de Lee no Facebook, junto com várias ofertas para dar lar temporário ou adotar Ruby. Apesar de a pequena cachorrinha estar melhorando, ainda está longe de estar saudável. “Neste ponto, a condição de Ruby é instável, e ela é monitorada 24 horas por nós”, Lee explicou. “Os outros cachorrinhos parecem se recuperar bem, e manteremos todos atualizados sobre a condição de Ruby conforme o tempo passar”.

Cuidar desses cachorrinhos certamente não foi fácil, mas para Lee, valeu muito a pena. “Casos especiais como este só requerem uma dedicação enorme de tempo e esforço, seja em acordar a cada duas horas para alimentá-los ou monitorar durante a noite”, Lee acrescentou. “Cada animal merece ser cuidado e, pela última década, fizemos tudo dentro de nossas possibilidades para fornecer isso para cada animal que passou pelo nosso resgate”.

Se tudo seguir conforme o plano, Lee espera que os irmãos de Ruby estejam prontos para adoção em fevereiro.

Fotos: Tessa Lee

Para aqueles que pensam em adotar um cão ou gato, Lee tem um conselho muito importando sobre o cuidado animal apropriado. “Nós pedimos às pessoas que consideram levar um animal para sua família, que garantam que serão capazes de castrar seu animal para que situações como esta não aconteçam mais”, Lee disse.

Para ajudar com os cuidados de Ruby e de outros animais necessitados, você pode fazer uma doação para o Whitecourt Homeless Animal Rescue Foundation acessando seu website aqui.

Tradução de Alice Wehrle Gomide
 
Fonte: The Dodo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.