Mulher presa por maltratar mais de 200 cães era monitorada há mais de 9 anos pela Prefeitura de Curitiba, PR

Mulher presa por maltratar mais de 200 cães era monitorada há mais de 9 anos pela Prefeitura de Curitiba, PR
Mais de 300 cachorros eram mantidos sem água e alimentos em casa de Curitiba — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Prefeitura de Curitiba monitorava Maria Inês Demeterco, presa após a polícia resgatar mais de 200 cachorros vítimas de maus-tratos em uma casa de Curitiba, há pelo menos nove anos.

VÍDEO: Polícia suspeita que há cemitério clandestino no terreno onde cães foram resgatados

“Foram diversas visitas ao local, mais frequentes desde 2014, para que fossem verificadas as condições em que os animais eram mantidos”, disse o município em nota.

Segundo a prefeitura, a dona do imóvel comprovava os investimentos em alimentação e cuidados médicos dos animais “apesar do espaço, realmente, não ser o ideal para a quantidade abrigada”.

A mulher, de 64 anos, foi presa na última quinta-feira (19) após uma operação da Polícia Civil. Foram encontrados 223 cães sem comida, água e mantidos apertados em uma propriedade dela.

Conforme a polícia, alguns animais não sabiam andar por viverem há anos dentro de caixas de transporte. Maria Inês conseguiu liberdade provisória e deixou a cadeia na sexta-feira (20).

A prefeitura informou que a Rede de Proteção Animal possui um programa de monitoramento de pessoas que cuidam de um número excessivo de animais e que Maria Inês era uma delas.

A defesa da mulher afirmou que ela pediu socorro à Prefeitura de Curitiba várias vezes, sempre informando o estado real do canil.

Mulher é presa após polícia resgatar mais de 200 cachorros mantidos sem água e alimentos em casa de Curitiba — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Mulher é presa após polícia resgatar mais de 200 cachorros mantidos sem água e alimentos em casa de Curitiba — Foto: Divulgação/Polícia Civil

A prefeitura confirmou ter recebido os pedidos de ajuda e disse ter atendido às solicitações, promovendo atendimentos clínicos básicos, vacinação, microchipagem, castração e fornecimento de ração.

Além disso, a prefeitura disse que, em nove anos, recebeu várias denúncias de vizinhos, mas que a mulher nunca aceitou doar os animais.

O município afirmou ainda que uma ação judicial fez com que Maria Inês perdesse parte do patrimônio, agravando a situação dos animais.

Em depoimento à polícia, a mulher reconheceu que os animais estavam magros, mas afirmou que estava passando por problemas financeiros, o que dificultava a compra de ração suficiente.

Resgate

VÍDEO: Mais de 200 cães em situação de maus-tratos são resgatados em Curitiba

Desde o dia do resgate voluntários trabalham no local. Eles são responsáveis por cuidar do espaço, escovar e dar carinhos para os animais, entre outras atividades.

“A emoção toma conta de todo mundo em primeiro lugar. O amor toca no coração de ver o cãozinho ali sofrendo. Muitos deles nunca tinham visto a luz do dia, então choca, né”, afirmou a voluntária Mayara Moraes.

Os cães resgatados estão sob responsabilidade do Instituto Fica Comigo, uma organização sem fins lucrativos que atua na proteção de animais.

A ONG informou que eles estão passando por atendimento veterinário e serão disponibilizados para adoção responsável. A maior parte deles, segundo o Instituto, está castrada e vacinada.

Vinte animais já foram encaminhados para novas famílias. Interessados em ajudar ou adotar podem entrar em contato através das redes sociais: @institutoficacomigo_.

Mais de 200 cachorros eram mantidos sem água e alimentos em casa de Curitiba — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Mais de 200 cachorros eram mantidos sem água e alimentos em casa de Curitiba — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Denúncia

A polícia foi acionada por vizinhos que reclamaram do forte odor vindo da residência no bairro São Lourenço. Na região, comércios chegaram a fechar as portas por conta do cheiro.

Por conta disso, o delegado frisou a importância da população acionar os órgãos competentes em caso de registros de maus-tratos aos animais.

Denúncias podem ser feitas em boletim de ocorrência pela internet, de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181, ou pessoalmente na delegacia mais próxima.

Por Mariah Colombo

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.